Segundo a World Watch, o trigo cultivado no Canadá tem genes provenientes de 14 países, e os genes dos pepinos dos EUA procedem da Birmânia, Ìndia e Coréia, genes adquiridos sem nenhuma contrapartida econômica. O milho tem sua origem no sul do México e, transferido gratuitamente aos EUA, serve de fonte para toda a manipulação transgênica que, hoje, é vendida, inclusive, para o próprio México, que paga royalty por uma invenção que teve origem entre seus povos originários. Assim, vemos as implicações da lógica mercantil que tenta impor a sua temporalidade às múltiplas temporalidades que caracterizam cada povo e cada região, com sua (agri)cultura homogeneizante contra as diferentes (agri)culturas que a humanidade desenvolveu até aqui. O tempo do time is money, vê-se concretamente, tenta submeter todos os povos e lugares ao mesmo tempo do relógio, olvidando que cada espécie, cada bioma, cada cultura, tem seus próprios tempos.
Conforme o texto, pode-se concluir que uma solução para esta situação de desrespeito ao tempo dos povos e dos biomas é:
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O apoio à agricultura dos povos originários tradicionais, cuja cultura de transmissão de saberes entre e intergerações vem respeitando o tempo de cada povo e bioma.
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