Leia o seguinte fragmento do romance Quincas Borba:
CAPÍTULO XXI
Na estação de Vassouras, entraram no trem Sofia e o marido, Cristiano de Almeida e Palha. Este era um rapagão de trinta e dois anos; ela ia entre vinte e sete e vinte e oito.
Vieram sentar-se nos dois bancos fronteiros ao do Rubião [...].
[Rubião] — O senhor é lavrador?
[Palha] — Não, senhor.
[Rubião] — Mora na cidade?
[Palha] — De Vassouras? Não; viemos aqui passar uma semana. Moro mesmo na Corte. Não teria jeito para lavrador, conquanto ache que é uma posição boa e honrada.
Da lavoura passaram ao gado, à escravatura e à política. Cristiano Palha maldisse o governo, que introduzira na fala do trono uma palavra relativa à propriedade servil; mas, com grande espanto seu, Rubião não acudiu à indignação. Era plano deste vender os escravos que o testador lhe deixara, exceto um pajem; se alguma coisa perdesse, o resto da herança cobriria o desfalque. Demais, a fala do trono, que ele também lera, mandava respeitar a propriedade atual. Que lhe importavam escravos futuros, se os não compraria? O pajem ia ser forro, logo que ele entrasse na posse dos bens. Palha desconversou, e passou à política, às câmaras, à guerra do Paraguai, tudo assuntos gerais, ao que Rubião atendia, mais ou menos. Sofia escutava apenas; movia tão somente os olhos, que sabia bonitos, fitando-os ora no marido, ora no interlocutor.
MACHADO DE ASSIS, Quincas Borba.
O narrador onisciente tem duas características fundamentais: uma é não participar como personagem da narrativa e outra, conforme sugere o nome, é ter ciência de tudo. Considerado no contexto, o trecho do fragmento acima em que se percebe com maior evidência que o narrador conhece o “mundo interior” das personagens é
Origem: FGV-SP
a) “um rapagão de trinta e dois anos”.
b) “Não teria jeito para lavrador”.
c) “Cristiano Palha maldisse o governo”.
d) “Palha desconversou”.
e) “os olhos, que sabia bonitos”.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Letra E
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás