Érico Veríssimo, em As Aventuras de Tibicuera, narrou a história de um indiozinho frágil que cresceu e tornou-se um bravo e forte guerreiro. A narrativa ganhou o primeiro lugar no concurso realizado pela Comissão Nacional de Literatura Infantil no ano de 1937, o que demonstrou, mais uma vez, a importância da incorporação do índio à construção da identidade nacional. Sobre a relação do Estado Novo com a temática indígena no que diz respeito ao concurso realizado em 1937, assinale a opção correta: *
À semelhança da obra vencedora co concurso em 1937, as imagens e os debates produzidos pelas elites e por intelectuais do governo de Vargas acerca dos índios mantiveram as representações de coragem, beleza e origem utilizadas pelo Romantismo do século XIX.
A escolha do texto vencedor do concurso vai ao encontro dos objetivos da campanha governamental da Marcha para o Oeste, que visava à ocupação territorial e econômica de áreas do Brasil Central e objetivava o reconhecimento, à pacificação e inclusão dos grupos indígenas à cidadania.
A Comissão de Literatura teve apoio do Serviço de Proteção ao Índio, criado no começo do Estado Novo, sob a supervisão do marechal Cândido Randon, com a finalidade de localizar, contatar e promover a coexistência pacífica entre Estado, colonizadores e indígenas.
Os trabalhos da Comissão de Literatura alinhavam-se aos objetivos ideológico-político do Estado, materializado pela atuação do Departamento de Informação e Propaganda (DIP), de reescrever a história do País a partir das origens indígenas, para entender o presente e projetar o futuro do Brasil.
Um dos resultados da atuação da Comissão de Literatura foi a decretação do dia 19 de abril como data comemorativa do índio, contribuindo para a política de construção de uma grande nação na qual os indígenas, por sua coragem e seu trabalho, seriam reconhecidos como agentes ativos.
Respostas
respondido por:
17
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás