Leia o texto a seguir: Perguntaram-lhe [Diógenes de Sinope] o que ganhava com a filosofia, e a resposta foi: No mínimo, estar preparado para enfrentar todas as vicissitudes da sorte. Interrogado sobre sua pátria, respondeu: Sou um cidadão do mundo. LAÊRTIOS, Diôgenes. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008. p. 168. 5 - O texto acima fala sobre um dos filósofos que viveu durante o período helênico, Diógenes de Sínope, e sobre sua noção de ser um cidadão do mundo, um cosmopolita. De acordo com à Filosofia Antiga, quais fatores históricos promoveram o surgimento desta ideia? * 1 ponto a) O surgimento da democracia e a expansão da cultura grega. b) O contato com outros povos e sistematização dos conhecimentos. c) O enfraquecimento da cultura mítica e o advento do alfabeto. d) A expansão do império macedônio e o desaparecimento das pólis. e) O interesse pela ética e o surgimento da pólis
AnonymousEUA:
1- letra E
Respostas
respondido por:
201
Resposta:
Letra D) A expansão do império macedônio e o desaparecimento das pólis.
Explicação:
respondido por:
1
O ideal cosmopolita surgiu devido à expansão do império macedônio e o desaparecimento da pólis. Logo, a alternativa D é a correta.
A conquista da Grécia por Alexandre, o Grande, simbolizou o fim do século de ouro ateniense, a derrocada da democracia e a mistura da cultura helênica com outras culturas orientais.
Neste período, conhecido como período helenístico, a filosofia clássica de Platão e Aristóteles deu lugar às escolas menores:
- ceticismo (Pirro de Élida)
- estoicismo (Zenão de Eléia)
- epicurismo (Epicuro)
Uma quarta corrente de pensamento, que começara ainda na época de Platão, foi o cinismo, que tinha em Antístenes e Diógenes de Sinope seus principais nomes.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/8173148
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás