• Matéria: História
  • Autor: EduardoGelista
  • Perguntado 6 anos atrás

Sobre a economia no Brasil colônia é INCORRETO afirmar:

A. O pau-brasil tinha um grande valor no mercado europeu, pois sua seiva, de cor avermelhada, era muito utilizada para tingir tecidos. Para executar a sua exploração, os portugueses utilizaram o escambo, ou seja, trocavam com os nativos produtos europeus em troca do trabalho (corte do pau-brasil e carregamento até as caravelas).

B. A base da economia colonial era o engenho de açúcar. O senhor de engenho era um fazendeiro e proprietário da unidade de produção do açúcar. Utilizava a mão de obra africana escrava e tinha como objetivo principal a venda do açúcar para o mercado interno. Além do açúcar, se destacou também a produção de tabaco e algodão.

C. O açúcar era um produto de muita aceitação na Europa e alcançava um grande valor. Após as experiências positivas de cultivo no Nordeste, já que a cana-de-açúcar se adaptou bem ao clima e ao solo nordestino, começou o plantio em larga escala. Esta seria uma forma de Portugal lucrar com o comércio do açúcar, além de começar o povoamento do Brasil. A mão obra escrava, de origem africana, foi utilizada nesta fase.

D. Com o avanço das plantações de cana e o crescimento dos rebanhos, as duas atividades se separaram. O gado se expandiu pelo interior nordestino, em especial ao longo do rio São Francisco, denominado Rio dos Currais, onde surgiram grandes fazendas de criação, graças à existência de bons pastos, água e reservas de sal-gema. Nessa medida, as fazendas de criação de gado foram responsáveis pela ocupação das terras interioranas, constituindo-se num dos principais agentes da expansão territorial. Contudo, embora separados, o grande mercado consumidor da pecuária eram os engenhos de açúcar do litoral.

Respostas

respondido por: viniciuspivotto
2

Resposta:

resposta errada (b)

Explicação:

Perguntas similares