Os desafios de pensar e fazer educação no Brasil é um empreendimento que exige muito esforço e perseverança. Alguns teóricos em território nacional dedicaram toda a sua vida para oferecer um pensamento coerente sobre a história da educação e seus rumos em tempos contemporâneos. Entre estes teóricos, Dermeval Saviani fornece uma extensa produção que nos permite compreender melhor a educação brasileira. Sobre as contribuições de Dermeval Saviani, assinale a alternativa CORRETA:
a) Foi um dos intelectuais da educação que mais se destacou ao longo das décadas de 1960 até 1990. Ficou muito reconhecido por ter desenvolvido, juntamente a outros profissionais, um método de alfabetização de adultos. Além disso, denunciou o que denominou como Ensino Bancário, ou a pedagogia dos dominantes.
b) Foi escritor, educador, psicanalista, teólogo e ex-pastor presbiteriano, dedicou-se a escrever sobre a educação, em especial, a educação infantil. Além disso, foi um dos fundadores da Teologia da Libertação.
c) Escreve sobre os temas de teoria, didática e metodologia da educação. Para esse pensador, os principais desafios que estão postos aos profissionais da educação são os de reafirmar a educação como capacitação para a autodeterminação de forma racional pelos indivíduos, pela formação da razão crítica.
d) Autor de uma pedagogia dialética, mais conhecida como pedagogia histórico-crítica, na qual preza pela aprendizagem significativa, que forja a postura de indivíduos críticos, autônomos e que vislumbram a inclusão social. Entre suas principais obras estão "Educação Brasileira" e "Pedagogia histórico-crítica".
Respostas
Resposta: letra D
Explicação:
Resposta:
Resposta correta corrigida pelo AVA:
d) Autor de uma pedagogia dialética, mais conhecida como pedagogia histórico-crítica, na qual preza pela aprendizagem significativa, que forja a postura de indivíduos críticos, autônomos e que vislumbram a inclusão social. Entre suas principais obras estão "Educação Brasileira" e "Pedagogia histórico-crítica".
Explicação:
DERMEVAL SAVIANI (1943)
O papel da escola não é o de mostrar a face visível da Lua, isto é, reiterar o cotidiano, mas mostrar a face oculta, ou seja, revelar os aspectos essenciais das relações sociais que se ocultam sob os fenômenos que se mostram sob a nossa percepção imediata.
DERMEVAL SAVIANI
Filho de trabalhadores operários, é um filósofo, professor e pensador da educação, foi docente no Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (PUC-SP), ajudou a criar o Curso de Mestrado em Filosofia da Educação na mesma instituição. Atuou em instituições como a Universidade Federal de São Carlos, onde auxiliou na estruturação e consolidação dos cursos de mestrado e doutorado daquela instituição. Concluiu o curso de livre docência na área de História da Educação na Faculdade de Educação na Unicamp-SP.
A ele é reconhecida a autoria de uma pedagogia dialética, mais conhecida como pedagogia histórico-crítica, na qual preza pela aprendizagem significativa, que forja a postura de indivíduos críticos, autônomos e que vislumbram a inclusão social.
Colaborou na fundação da ANDE – Associação Nacional de Educação e
é sócio fundador da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Entre suas principais obras estão:
Educação brasileira: estrutura e sistema. São Paulo, Saraiva, 1973.
Pedagogia histórico-crítica, primeiras aproximações.
Campinas: Autores Associados, 1991. História das ideias pedagógicas no Brasil.
Campinas, Autores Associados, 2007. Educação em diálogo. Campinas, Autores Associados, 2011.
Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas.
Campinas, Autores Associados, 2014.