• Matéria: Filosofia
  • Autor: pedrofacebook102030
  • Perguntado 7 anos atrás

Dentre as correntes da filosofia moderna, destaca-se, na França, o Racionalismo, de René Descartes, que se apresentou como uma resposta ao problema gnosiológico do século XVII. Analise as afirmativas e indique qual a fonte verdadeira e determinante do conhecimento humano. Segundo Descartes, assinale o que for CORRETO: *
4 pontos
Descartes afirmava que tudo que conhecemos, que todas as ideias que temos, eram adquiridas, derivam da experiência.
O Racionalismo de Descartes acreditava na possibilidade de conhecer e de chegar à verdade somente pela recuperação da razão.
À crença na razão, Descartes chega por meio de um processo em que, usando a dúvida como procedimento metódico, estende-se a tudo o que o cerca.
O conhecimento tinha, para Descartes, limites que eram dados pelos sentidos que apreendem seus objetos (mundo exterior ou operações da mente) e, pode-se dizer que era limitado, também, pelo objeto, já que toda e qualquer ideia dele depende.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
33

Os itens 1 e 4 são falsos, os itens 2 e 3 são verdadeiros.

1 é falso pois Descartes desconfiava da possibilidade de fundamentar o conhecimento na experiência (ou seja, aquilo que os nossos sentidos informam)  já que a experiência é passível de erros. Por esta mesma razão, 4 é falsa, já que não tomava por base a experiência, mas sim a razão.

3 e 4 descrevem o modo como Descartes via no exercício da Razão, mesmo que eventualmente auxiliado por alguma observação do mundo natural, como base para qualquer conhecimento verdadeiro e seguro.

Perguntas similares