Respostas
Resposta:
Bom, como essa questão é muito politica e depende muito de seu posicionamento politico-ideológico eu darei uma explicação geral dos fatos que você pode apresentar tentando ser o menos politizada possível.
Explicação:
"O que você acha que vai acontecer com a economia do Brasil?"
R: Seguindo a linha de como a economia já estava nos anos de 2018 e 2019, apesar das altas de baixas, os economistas dizem que a tendência é de piorar, com grande alta na inflação e a alta do dólar como já vinhamos presenciando. Então, como não estão sendo feitas medidas de protecionismo comercial ou algum auxilio por parte do governo para que as empresas continuem trabalhando de forma segura e continuem gerando receita, a tendência é de que cada vez mais o Brasil de afunde na crise.
"Qual a sua opinião a respeito disso, já que você sabe o que é capitalismo?"
R: Em vista da grande crise sanitária mundial, a economia passa a não ser mais vista como a principal preocupação dos governantes ao redor do mundo. Sendo assim, por ordem da OMS que conta com milhares de cientistas e médicos totalmente cientes dos riscos e precauções diante ao coronavírus. A quarentena é necessária e já se provou eficiente em diversos países. Aqui mesmo no Brasil, Fernando de Noronha se apresentou isenta de casos da nova COVID-19 após permanecer em um período de isolamento social eficiente.
Sobre a economia, ela já não era boa à tempos, já estava bem quebrada e fragilizada desde o governo Dilma. Portanto, não vejo o que o atual Presidente está fazendo pra melhorar essa situação, já que está no poder a mais de um ano. Sendo assim, a economia deve ter menos importância nesse momento de crise e tem que ser feitas medidas governamentais para que todos fiquem a salvo em casa.
"O Presidente da República está correto em sua atitude?"
R: Isso cabe a você responder, porém vamos aos fatos. A OMS recomenda que fiquemos em casa, porque esse é o modo mais fácil de prevenir a doença e assim, não sobrecarregar o sistema de saúde. O sistema brasileiros de saúde está com ocupação máxima de leitos para COVID, os profissionais da saúde estão trabalhando de forma precária e centenas de pessoas estão morrendo por dia, e ainda possuem os casos em que as pessoas morrem sem conseguirem ser testadas, o que gera a subnotificação, podendo julgar assim números ainda maiores. Diante a isso, o Presidente sempre se apresenta como isento de responsabilidade e desencoraja os brasileiros a seguirem as medidas de proteção da OMS. Parece insano, não é mesmo? Ele contribui para um ciclo de superlotação hospitalar e morte em massa de pessoas, tudo para "o bem da economia".
Espero ter ajudado ;)