• Matéria: Geografia
  • Autor: daniellyrodrigues024
  • Perguntado 6 anos atrás

Como era chamado o Estado no mapa de 1709 que hoje compreende o Brasil

Respostas

respondido por: alinecristina2209
0

Resposta:

Em 3 de novembro de 1709, como consequência da Guerra dos Emboabas (1707-1709), que demonstrara a fragilidade do controle de Coroa Portuguesa sobre a região das recém-descobertas minas de ouro (visto que o governador da capitania de São Vicente residia na capitania do Rio de Janeiro - esta separada daquela em 1567), o ramo sul da antiga capitania de São Vicente, separada da do Rio de Janeiro, e a capitania de Santana foram fundidas e transformadas na Capitania de São Paulo e Minas do Ouro.

Na capitania recém-criada já existiam as vilas:

Cananéia

Iguape

Itanhaém

Laguna

Mariana

Paranaguá

São Paulo

São Vicente

O primeiro governador da nova Capitania, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, pacificador do conflito, estabeleceu as primeiras vilas na região das Minas: Vila Rica (atual Ouro Preto) e a Vila de Nossa Senhora de Sabará (atual Sabará). Posteriormente, esta região foi dividia em três Comarcas:

Vila Rica (com sede em Vila Rica);

Rio das Velhas (com sede em Sabará); e

Rio das Mortes (com sede em São João del-Rei).

Pela ação dos bandeirantes a nova capitania passou a contar com um vasto território, que abrangia os sertões de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, para o sul, e de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso para oeste.

É importante frisar que o limite oeste da capitania era delimitado pelo Tratado de Tordesilhas. Durante a Dinastia Filipina (União Ibérica), os portugueses se expandiram de tal forma na América do Sul que, em 1680, visando o comércio com a bacia do rio da Prata e a região andina, fundaram um estabelecimento à margem esquerda do Prata, em frente a Buenos Aires: a Colônia do Sacramento. A fixação portuguesa em território oficialmente espanhol gerou um longo período de conflitos armados, conduzindo à negociação do Tratado de Madrid (1750).

Explicação:

Perguntas similares