Respostas
Resposta:
A eletricidade foi descoberta pelo “pai da Ciência”, o filósofo grego Tales de Mileto (625 a.C. -547 a.C).
O achado que viria a revolucionar o mundo foi descoberto ao acaso, quando o pensador esfregou uma substância chamada âmbar com pele de animal e observou que a partir disso pequenos objetos se movimentavam atraídos como pelo efeito de um ímã.
Na sequência, iniciaram-se e alargaram-se os estudos nessa matéria durante largos anos. Entre outros pesquisadores, Otto von Guericke inventa uma máquina de cargas elétricas e Stephen Gray examina a diferença do comportamento dos condutores e dos isolantes elétricos.
Benjamin Franklin inventou o pára-raios no século XVIII. No século XIX, Luigi Galvani inventou a pilha voltaica, até que Hans Christian Örsted descobriu a relação da eletricidade e o magnetismo. Finalmente, surge a hidrelétrica, que é atualmente a principal fonte de energia do Brasil.
Veja também: Condutores e Isolantes
O que é Eletricidade Estática?
A eletricidade estática é o processo de concentração de cargas elétricas em repouso que, a partir do contato ou aproximação com outro corpo se atrita e, transferindo carga para esse corpo, manifesta-se.
Exemplo disso são as explosões que podem acontecer com materiais inflamáveis.
A eletricidade estática é objeto de estudo da área eletrostática, tal como foi mencionado acima.
Eletricidade e Magnetismo são ambos fenômenos que se relacionam entre si. Uma vez que o magnetismo tem a capacidade de atrair corpos, a eletricidade, por sua vez, produz um efeito magnético na medida em que está sujeita a condutores que permitem a sua movimentação.
O eletromagnetismo se ocupa da relação estabelecida entre eletricidade e magnetismo.
Explicação: