Singular ocorrência
— Há ocorrências bem singulares. Está vendo aquela dama que vai entrando na igreja da Cruz? Parou agora no adro para dar uma esmola.
— De preto?
— Justamente; lá vai entrando; entrou.
— Não ponha mais na carta. Esse olhar está dizendo que a dama é uma sua recordação de outro tempo, e não há de ser de muito tempo, a julgar pelo corpo: é moça de truz.
— Deve ter quarenta e seis anos.
— Ah! conservada. Vamos lá; deixe de olhar para o chão, e conte-me tudo. [É]
ASSIS, Machado de. Singular ocorrência. In: . Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v. 2
No Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, há a seguinte definição para o termo "de truz": "De primeira ordem; excelente, magnífico: 'Esse olhar está dizendo que a dama é uma sua recordação de outro tempo, e não há de ser de muito tempo, a julgar pelo corpo: é moça de truz.' (Machado de Assis, Histórias sem data, p. 45.)". Embora o dicionário utilize como exemplo justamente esse fragmento de Machado de Assis, ele deixa escapar um significado da expressão que pode ser percebido pelo contexto. Aponte a alternativa que contém um sinônimo de "de truz" compatível com o contexto e expressões do texto que ajudam a consolidar esse significado:
A
elegante – preto, conservada, dama.
B
discreta – preto, quarenta e seis anos, adro
C
antiga – adro, de outro tempo, quarenta e seis anos.
D
religiosa – igreja, adro, esmola.
E
jovem – não há de ser de muito tempo, corpo, conservada.
Respostas
Resposta:
Alternativa E) jovem – não há de ser de muito tempo, corpo, conservada.
Explicação:
A alternativa que contém um sinônimo de "de truz" compatível com o contexto e expressões do texto que ajudam a consolidar esse significado é a letra E) jovem – não há de ser de muito tempo, corpo, conservada.
No texto, é possível observar que a expressão "de truz" se refere a uma moça, que pelo que se pode compreender não parece fazer parte de um tempo muito antigo, muito por conta de seu corpo. Ou seja, a moça parece ser alguém jovem, que tem o corpo conservado.
As palavras sinônimas são palavras que podem substituir outra sem que esta tenha seu sentido alterado ou modificado, ou seja, são palavras que possuem sentido idêntico ou semelhante.
Resumindo, mesmo que haja a substituição de palavras, o sentido da oração continuará o mesmo.
Veja mais sobre palavras sinônimas em:
brainly.com.br/tarefa/41673583