A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como: a) movimentos isolados em defesa de ideias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem governos republicanos; b) movimentos de defesa das terras brasileiras, que resultaram num sentimento nacionalista, visando à independência política; c) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam alguns aspectos da política econômica de dominação do governo português; d) manifestações das camadas populares das regiões envolvidas, contra as elites locais, negando a autoridade do governo metropolitano. e) manifestações separatistas de ideologia liberal contrárias ao domínio português.
Respostas
Letra C.
Nos três movimentos situados, observamos a deflagração de movimentos que questionavam características e medidas pontuais da administração colonial portuguesa. Sob tal aspecto, nenhum desses eventos históricos advogava em favor da extinção do pacto colonial, mas apenas a revisão de alguns aspectos que contrariavam os interesses dos envolvidos.
A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica foram manifestações de rebeldia localizada que contestavam o governo português. ( Alternativa C)
Revoltas Coloniais
A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica foram revoltam que ocorreram durante o Período Colonial do Brasil, e tinham em comum a insatisfação perante a Coroa Portuguesa.
A Revolta de Villa Rica, mais conhecida como Revolta de Felipe dos Santo, em homenagem a seu líder, ocorreu em detrimento da insatisfação para com administração de Portugal ao criar as casas de fundição e implantar o imposto quinto.
A Guerra dos Mascates foi um conflito que ocorreu no estado de Pernambuco e teve como principal fomentador as dificuldades enfrentadas pelos senhores de engenho de açúcar após a expulsão dos holandeses.
Para mais informações, acesse:
Revoltas Nativistas: brainly.com.br/tarefa/29435836