Os africanos foram trazidos do chamado continente negro para o Brasil em um fluxo de intensidade variável. Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravos variam muito. Estima-se que, entre 1550 e 1855, entraram pelos portos brasileiros 4 milhões de escravos, na sua grande maioria jovens do sexo masculino.Entre as razões que justificavam o tráfico negreiro estava: *
1 ponto
a) O desejo do colonizador em proteger o índio do trabalho escravo trazendo o Africano para substituí-lo.
b) Permitir a livre concorrência entre trabalhadores indígenas e africanos para baratear a mão de obra.
c) Possibilitar maior dinamismo comercial entre as colónias e os países europeus.
d) A lógica de funcionamento da prática mercantilista, onde o tráfico ultramarino de escravos era um negócio relevante tanto para os comerciantes metropolitanos como para a coroa.
Respostas
Resposta:
Alternativa d: a lógica de funcionamento da prática mercantilista, onde o tráfico ultramarino de escravos era um negócio relevante tanto para os comerciantes metropolitanos como para a coroa.
Eram sobretudo econômicas as razões que eram empregadas para "justificar" a escravidão, sendo a exploração do escravismo algo que trazia lucros para as pessoas que reuniam os escravizados na África, os transportavam para as Américas e para quem os comprava nas Américas. É correta a alternativa D.
Quais tipos de trabalhos eram realizados pelas pessoas escravizadas?
Havia emprego de mão de obra escrava em diversas atividades diferentes, dentre elas o plantio e a colheita dos produtos agrícolas, transporte de cargas e pessoas, serviços domésticos e até mesmo como vendedores ambulantes e como acompanhantes e seguranças.
Mais sobre a escravidão em:
https://brainly.com.br/tarefa/22775727