Lutero escreveu um documento
conhecido como as "95 teses", esse documento condenava algumas práticas da
Igreja Católica. Cite quatro dessas práticas.
Respostas
Denunciava venda de indulgências, criticava o mau comportamento do clero e do próprio Papa, rejeitou a hierarquia eclesiástica, aboliu o celibato e negou o culto aos santos e as imagens.
Espero ter ajudado
Resposta:
venda de indulgências: que tinham por finalidade reduzir a punição temporal de pecados cometidos pelos próprios compradores ou por algum de seus entes queridos no purgatório.
Lutero critica a doutrina do tesouro do mérito, ou tesouro da Igreja, que serve de base para a doutrina das indulgências, durante as teses 56–66. Ele afirma que os cristãos não entendem a doutrina verdadeira e estão sendo enganados, pois, para ele, o verdadeiro tesouro da Igreja é o Evangelho de Jesus Cristo.
As teses 5–7 afirmam que o papa só possui o direito de libertar as pessoas de punições que ele mesmo impôs por decisões próprias ou dos cânones, e não da culpa do pecado.
Nas teses 14–29, Lutero desafiou as crenças comuns sobre o purgatório.
Explicação:
As 95 Teses são uma lista de proposições para uma disputa acadêmica escrita em 1517 por Martinho Lutero, as quais iniciaram a Reforma Protestante, um cisma da Igreja Católica que mudou profundamente a Europa.