quais são as características do barroco na pintura "Caravaggio . A deposição de cristo ,seculo XVII . Óleo sobee tela.
Respostas
Resposta:
CARAVAGGIO: foi um dos maiores artistas do barroco italiano, que viveu no século XVI. Dono de uma personalidade forte e um estilo extravagante, grande parte de sua obra chocou a sociedade.
A composição denominada O Sepultamento de Cristo, também conhecida por A Deposição no Túmulo ou O Santo Enterro e ainda Enterro de Cristo, é uma obra do pintor barroco italiano Caravaggio. É tida como uma das pinturas mais monumentais de seu reconhecido trabalho. Na sua tela, o artista colocou um grupo compacto e simétrico de seis figuras sobre uma laje de pedra, formando uma diagonal, a partir da direita superior.
O corpo seminu e sem vida de Cristo, já com o rosto arroxeado e a boca aberta, com ossos, músculos e veias salientes sob a pele lívida, está cingido por um pano branco que lhe cobre a região pubiana. Sua mão esquerda encosta-se na pedra, sobre o ângulo que vai em direção ao observador, enquanto a direita dobra-se sobre a barriga. Ele está seguro pelas pernas e tronco por dois de seus apóstolos, João Evangelista, com seu manto vermelho, e Nicodemos, apoiado na beirada da laje. O primeiro apoia o corpo sem vida do Mestre em seu joelho direito.
No meio do compacto grupo está Maria, a mãe de Jesus, com os braços abertos e com os olhos voltados para o filho morto. Seu rosto sem viço expressa uma profunda dor, e sua mão direita parece tentar alcançá-lo, ou abençoá-lo. A seu lado está Maria Madalena, com os cabelos divididos ao meio e trançados, também com a cabeça baixa e os olhos direcionados para o corpo inerte do Mestre, enquanto chora, limpando as lágrimas com um lenço. Atrás dela, Maria de Cleófas ergue as mãos e os olhos para o céu, em sinal de desespero e súplica, destoando do comportamento contido dos demais personagens.
Mais uma vez, o magistral Caravaggio busca entre o povo os modelos para sua pintura. Recusa-se a pintar Cristo e seu grupo como belos e divinos. Ao contrário, retrata-os em sua humanidade, como gente do povo sofrida e simples. As figuras estão dobradas ou reclinadas sobre o corpo nu e amortalhado de Jesus Cristo, excetuando o apóstolo e a jovem mulher que, emocionada, levanta suas mãos e olhos para cima. O branco da mortalha destaca ainda mais o corpo sem vida do Mestre. O contraste entre o vermelho, o verde-escuro e o castanho-brilhante de um lado, e do outro o marfim e o branco, torna a cena muito forte.
Ao contrário de outros artistas, que pintaram a descida do corpo de Cristo da cruz ou o seu sepultamento, Caravaggio deu um novo enfoque à sua magistral composição. Não mostrou nem uma coisa e nem outra, mas apenas o momento em que o corpo do Mestre está sendo colocado por João Evangelista e Nicodemos sobre a “Pedra da Unção” (antes vista como a porta do túmulo), ou seja, a pedra usada para apoiar o corpo de Jesus, enquanto ele era ungido e vestido para seu sepultamento. Presentes no momento estão também as três Marias: Maria mãe de Jesus, Maria Madalena e Maria de Cleófas. Foi somente a partir do século XVII que esta tela passou a ser vista como uma cena do sepultamento de Cristo.
O fundo escuro da composição põe ainda mais em evidência o grupo escultural, que parece projetar-se na direção do observador. No canto inferior esquerdo da tela, Caravaggio pintou uma pequena planta, denominada verbasco.
Ficha técnica
Ano: c. 1602 – 1604
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 300 x 2003 cm
Localização: Pinacoteca Vaticana, Roma, Itália
Fontes de pesquisa
Barroco/ Taschen
Caravaggio/ Coleção Folha
Caravaggio/ Abril Coleções
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
Sua pintura foi considerada revolucionária para a época, seja nas técnicas utilizadas, seja nas pessoas retratadas.
Características das Obras
Com um estilo singular, Caravaggio expressou forte realismo em suas obras. Grande parte de suas obras prevalecem os temas religiosos e mitológicos. Assim, o fundo de suas obras era composto de cores escuras que muitas vezes confundiam os espectadores.
O “tenebrismo” é o nome dado a essa técnica em que ele utilizava luz e cor em primeiro plano sobre um fundo escuro.
Essa característica presente nas obras de Caravaggio, oferecia um ar sombrio e maior dramaticidade as personagens retratadas.
Portanto, o foco maior do artista estava em expressar o rosto e os sentimentos das figuras retratadas. A grande questão é que ele produziu obras com foco nos aspectos mundanos, ou seja, sem grandes idealizações. Gostava de representar as pessoas como eles eram e como ele via nas ruas de Roma.
Explicação:
ESPERO TER CONTRIBUÍDO.
Um abraço.
Explicação:sei que minha resposta não chega nem perto da resposta de cima mas é a minha resposta então queria deixar aqui mesmo *uma braco* flw