Respostas
Resposta:
A contra argumentação (ou o contra-argumento) é uma parte fundamental na produção de textos opinativos sobretudo, dos textos dissertativos argumentativos.
Ao contrário da Argumentação, utilizada para expressar o ponto de vista do escritor e conferir maior propriedade nos textos, a contra argumentação apresenta ideais opostas a argumentação.
Para compreender melhor esse conceito, vale apresentar a estrutura básica dos textos:
Introdução (Tese)
Desenvolvimento (Antítese)
Conclusão (Síntese e/ou Nova Tese)
Diante dessa estrutura, podemos afirmar que a contra argumentação é explorada sobretudo no desenvolvimento do texto, também chamado de antítese ou anti-tese.
Para tanto, vale lembrar que a tese, apresentada na introdução do texto, refere-se ao assunto que será explorado e a antítese, por sua vez, vem apresentar os argumentos a favor e contra a tese inicial.
Dessa forma, ou seja, ao apresentar os argumentos a favor, bem como os contrários, o escritor do texto apresenta um debate, oferecendo maior propriedade ao texto e garantindo sua persuasão com os leitores.
Ou seja, a partir das ideias contrárias (contra-argumento) o escritor tece sua proposta que será concluída no final do texto, apresentando geralmente uma nova ideia, ou seja, uma nova tese.
Explicação: