Respostas
Olá!
Resposta:
Revolução Francesa foi resultado de uma crise econômica, política e social que a França passou no final do século XVIII. Essa crise foi consequência de uma sociedade marcada pela desigualdade típica do Antigo Regime, nome que ficou muito conhecido o absolutismo na França. A França do final do século XVIII era governada por Luís XVI.
A sociedade francesa era dividida em três classes sociais:
Primeiro Estado: clero
Segundo Estado: Nobreza
Terceiro Estado: resto da população, uma população mais simples, incluindo camponeses, militares e escribas.
Explicação:
Dentro dessa organização social, existia uma divisão padrão, pois clero e nobreza eram classes que compunham a aristocracia e que aproveitavam de uma série de privilégios, pois eram superiores, como isenção de certos impostos e direito de cobrar taxas por suas terras. O Terceiro Estado, por sua vez, mantinha todo o peso de arcar com as despesas do governo francês. Além disso, essa classe era extremamente variada, pois incluía grupos bastante diferentes, como burgueses e camponeses.
A grande desigualdade social da França foi a raiz que causou a convulsão que iniciou a Revolução Francesa. É importante também não ignorar a insatisfação da burguesia, que queria combater os privilégios da aristocracia como forma de prosperar seus negócios no país. Isso convergiu para a revolução em 1789.
espero ter ajudado <3