quais iniciativas têm sido implementadas para diminuir a quantidade de resíduos produzidos pelo consumo
Respostas
Uma das estratégias mais empregadas na redução da geração de resíduos é a aplicação dos 3R’s: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Entre os 3R’s, é a estratégia que possui maior potencial para redução da geração de resíduos. Isto porque é mais seguro e menos custoso prevenir do que controlar a contaminação. Saiba mais!
Redução de Resíduos na Fonte
A redução é caracterizada por diminuir os insumos utilizados na própria indústria.
O objetivo é eliminar a maior quantidade possível de resíduos ainda na fonte de geração. Nessa prática de redução, a gestão e logística são primordiais para prevenção de desperdícios.
Para medidas de redução na geração de resíduos podem ser realizadas modificações de processo, substituição de matérias-primas e maquinários mais eficientes. Além disso, protocolos constantes que visem quantificar, controlar, gerenciar e inspecionar a geração de resíduos também colaboram para a redução.
Reutilização dos insumos
Consiste na reinserção de materiais, que seriam descartados, de volta ao processo produtivo.
A reutilização pode ser realizada na própria empresa ou fora dela. No segundo caso, a empresa se utiliza de mercados de venda de resíduos, onde outras empresas que se interessem na compra podem reutilizar o resíduo em seu processo produtivo. Nesse processo existe a vantagem de que o resíduo gerado não passa por nenhum processo de tratamento industrial. Há, portanto, tanto uma vantagem ambiental, como econômica.
Reciclagem: recuperação da matéria
A reciclagem de materiais para a redução da geração de resíduos dá-se pela transformação química ou física dos resíduos. Nesse processo, existe a recuperação da matéria-prima e/ou a formação de um subproduto com valor comercial. Mais uma vez ressalta-se que essa nova matéria-prima pode ser utilizada tanto pela empresa geradora como por uma empresa que realiza a compra do subproduto pelo mercado de resíduos.
Para conhecer mais sobre os mercados de resíduos acesse aqui.
Casos de Especiais: Resíduos Tóxicos ou Perigosos
Em alguns casos, a redução da geração de resíduos não pode ser obtida pela aplicação da estratégia dos 3R’s. Isso ocorre quando o resíduo é tóxico ou demanda algum tipo de cuidado especial por ser considerado perigoso.
Nesses casos é recomentado o sistema de tratamento, na fonte geradora, objetivando reduzir seu volume ou toxicidade no tratamento final.
O tratamento desses resíduos consiste em métodos, técnicas e processos que possibilitem sua alteração, física, química e/ou biológica alterando as características que o fazem ser tóxico ou perigoso. Geralmente esse tipo de resíduo possui legislação específica e seu transporte e armazenamento são regulamentados.
Vantagens da redução na geração de resíduos
Um grande estímulo para a implantação é a ciência dos benefícios que a redução pode trazer para a sua empresa. Dentre tantas vantagens, apontados aqui as mais relevantes. São elas:
Redução no custo de coleta, transporte e destinação em local apropriado.
Reutilizar ou reciclar seus resíduos pode gerar receita no mercado de compra e venda de resíduos. Caso não deseje participar do mercado de resíduos, os materiais reciclados ou reaproveitados podem ser doados para entidades filantrópicas. O produto de sua empresa passará a ter uma imagem vinculada à responsabilidade socioambiental, possibilitando destaque entre seus concorrentes. Especialmente se for um produto de exportação.
A conscientização ambiental e a logística reversa são a vanguarda da “nova revolução industrial”. E como em toda revolução, quem não se atualiza e se reinventa perde competitividade e pode até mesmo desaparecer. Estar um passo a frente da concorrência é característica de um gestor de sucesso.
Redução de riscos de acidentes industriais devido ao acúmulo de resíduos. Reduzindo com isso todas as implicações legais e financeiras em decorrência desses acidentes.
Não sofrer penalidades pela legislação vigente, em decorrência de não conformidades da destinação de resíduos em local apropriado.
Diminuir os valores requeridos pelas seguradoras pela cobertura para de acidentes causados por poluição.