1-(UFMG 2013) Analise o trecho: Em 1933, Hitler exercia um fascínio alucinado na população alemã.Não era para menos: uma ideologia simplista devolvia aos alemães o prestígio ufanista que a derrota na Primeira Guerra Mundial havia tirado. O respaldo de Hitler tinha suas raízes no apelo com que sua ideologia manipulava o lado emocional e místico das massas. SÁTIKO, Angélica; WUENSCH, Ana Miriam. Pensando melhor: iniciação ao filosofar. São Paulo: Saraiva, 1997, p. 289. (Adaptado).
A partir da analise do trecho e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,
a)Relacione o desfecho da Primeira Guerra Mundial com a ascensão do nazismo na Alemanha.
b) APRESENTE duas características da política nazista.
c)EXPLIQUE o papel desempenhado pela propaganda nazista na Alemanha.
2-Leia os trechos abaixo e responda à questão:
“ Após a Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a República caiu em consequência dessa limitação, fragilidade explorada por organizações da classe média, as quais achavam que o regime parlamentar republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-lo. (Adaptado de Norbert Elias, Os alemães. Rio de Janeiro:Jorge Zahar,1997,p.199 e 204)
A exigência da anulação da “paz imposta” pelo Tratado de Versalhes foi, ao lado do antissemitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a república de Weimar. (Adaptado de Peter Gay. A cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978,p. 31 e 168).
a) Relacione a “paz imposta” com a ascensão da ideologia nazista?
b) Discorra sobre a relação estabelecida entre a ideologia nazista e os meios de comunicação
3-(FAAP-1996) Sobre os movimentos fascistas afirma-se:
I. Os movimentos fascistas se enquadram nos totalitarismos de direita, que visam garantir a propriedade privada contra o avanço político dos comunistas.
II. Como o avanço eleitoral dos comunistas é sempre maior em época de crise econômico e social, o período posterior à 1ª Guerra Mundial foi propício aos extremismos políticos.
III. Na Itália, onde primeiramente se definiu o totalitarismo de direita, constituiu-se um Estado corporativista, uma ideologia militarista, expansionista e de exaltação nacional.
IV. Na Alemanha os azares da guerra e a depressão dos anos 30 propiciaram a tomada do poder por Hitler, que definiu um Estado totalitário, monopartidário intervencionista, militarista, nacionalista, expansionista e acima de tudo, racista.
V. Outros países europeus experimentaram regimes de direita no mesmo período, como por exemplo a Espanha e Portugal.
São corretas as afirmações:
a) I - III e V apenas
b) II e IV apenas
c) I - II e III apenas
d) III e IV apenas
e) todas são corretas
Respostas
Resposta:
1-
a ) Depois da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi seriamente prejudicada.Os países vencedores da guerra impuseram um governo na Alemanha para satisfazer seus próprios interesses,além de que o país germânico foi proibido de investir em sua indústria bélica e também foi o escolhido a pagar a maior parte do prejuízo da guerra.Estas circunstâncias tão adversas levaram ao fortalecimento do sentimento patriota dos alemães, simbolizado pela ascensão do nazismo.
b ) xenofóbica, totalitária, expansionista, militarista, ultranacionalista e dependia do culto a personalidade de Hitler e do partido nazista.
c ) A propaganda servia para mostrar como os Alemãs ou ( a raça Ariana ) eram superiores , tratavam Hitler como um salvador , um "deus" ,;Essa era um estrategia bem arquitetada e executada pelos oficiais de Hitler.
2-
a) Havia um tratado feito após a 1 guerra mundial onde os Alemães sofreu diversas punições e com a crise econômica eles começaram a incentivou o sentimento de revanchismo e nacionalismo ,que já eram característico do Nazismo .
b) Tudo era feito pelos meios de comunicação , como propagandas , radio , jornais era como Hitler se mostrava fortemente para população e fazia seu regime.
3 -
( E )
1)
a) Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha, através do Tratado de Versalhes, se tornou a principal culpada pela guerra. A assinatura do tratado fez o país ceder territórios, pagar indenizações e reduzir seus exércitos o que levou a problemas internos como fome, miséria e dívida.
As condições impostas pelo Tratado de Versalhes humilharam a Alemanha e fez crescer o sentimento de revanchismo e ódio. A figura de Hitler representava todo este sentimento.
Com a crise de 29, houve o fortalecimento do discurso nazista na Alemanha, porque a crise econômica que já era muito ruim após a Primeira Guerra Mundial se tornaria ainda pior.
Com a conquista do segundo lugar em número de representantes no Parlamento, o presidente alemão foi pressionado a nomear Hitler como chanceler alemão.
2) Totalitarismo e nacionalismo são duas características da política nazista.
Através do totalitarismo, havia a ideia de que o Estado estaria acima de tudo e que os interesses dos indivíduos deveriam estar acima do Estado e que a nação seria a responsável por controlar todos os setores da sociedade.
O nacionalismo era uma forma exacerbada de acreditar que o Estado e a nação são as principais instituições e todos os indivíduos deveriam se esforçar para o desenvolvimento e progresso da nação.
3) A propaganda nazista tinha como objetivo fazer com que a população alemã fosse obediente ao Estado e também que adorassem à figura de Hitler.
2) A “paz imposta” foi realizada através do Tratado de Versalhes, onde a Alemanha foi considerada a principal culpada pela Primeira Guerra Mundial e só teve como opção a aceitação das imposições do tratado como pagamento de altas indenizações, restrições bélicas e perda de territórios.
Estas imposições fizeram com que a Alemanha mergulhasse em uma crise econômica, política e social. Este cenário levaria a ascensão de grupos extremistas que oferecia para a população soluções rápidas e milagrosas para os problemas alemães.
Estes grupos cresceram nos anos de 1920, em virtude das crises provocadas pelo Tratado de Versalhes e na década de 1930 os nazistas chegariam ao poder provocando a Segunda Guerra Mundial.
b) A propaganda nazista é considerada um dos maiores controles de massa da humanidade. Através de filmes, documentários, jornais, revistas e o rádio, havia disseminação do ódio de maneira positiva para convencer a população a apoiar o regime.
O governo utilizava da propaganda para esconder todas as atrocidades praticadas pelo regime.
3) A sequência correta é V- V- V- V- V (opção e)
A ascensão dos regimes totalitários na Europa, ocorreu no cenário pós Primeira Guerra Mundial e a partir da Crise de 29, agravou a situação de vários Estados europeus.
Com insegurança, muitos acreditavam que a saída estaria no apoio aos regimes de extrema-direita e outros em ditaduras de extrema-esquerda. A ameaça de uma revolução socialista apavorou a burguesia e a classe média, que começaram a ver no fascismo uma opção contra a ascensão da esquerda.
A ascensão destes regimes na Europa levaria o mundo mais uma vez a uma nova guerra mundial com o total desrespeito aos direitos humanos e elevado número de atrocidades.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/9596379