• Matéria: História
  • Autor: sofiarogulski
  • Perguntado 6 anos atrás

Durante o período feudal, as cidades europeias não deixaram de existir, mas a vida urbana entrou em declínio; a maior parte da população concentrava-se na zona rural, nos feudos. A retomada do comércio, observada a partir do século XII, desempenhou papel fundamental para o renascimento da vida urbana.

Cite a seguir duas razões para o renascimento das cidades durante a Idade Média:

Respostas

respondido por: Katanaa
7

O Renascimento Comercial e Cultural significou uma nova realidade para o período feudal, com a volta de um comércio forte e a criação de novas cidades. Dentre as razões para a ocorrência deste processo, temos: aumento da produção agrícola e as Cruzadas.

Devido à inovações agrícolas que surgiram naquele período, como atrelagem peitoral do arado, rotatividade das plantações e aumento das áreas de cultivo, a produção aumentou, o que possibilitou um excedente. A partir dessa sobra, algumas pessoas começaram a deixar os feudos para ir vender esses produtos em feiras (conhecidas como "burgos"), com o tempo, essas feiras começaram a ficar mais complexas e formando pequenos povoados e futuras cidades.

Soma-se a isso o fato das Cruzadas possibilitarem a reabertura do Mar Mediterrâneo para o comércio ocidental, o que ocasionou rotas comerciais e feiras, além de contribuir para o surgimento do mercado consumidor.

Também pode te ajudar:

O que foi o Renascimento Comercial e Urbano?

https://brainly.com.br/tarefa/5947155

Anexos:
Perguntas similares