01. Uma máquina térmica opera com a sua fonte quente com uma quantidade de calor 400 cal e a sua fonte fria possui opera com quantidade de calor de 200 cal. Qual é o rendimento dessa máquina térmica?
a) 100%
b) 80%
c) 50%
d) 30%
e) 20%
Uma máquina térmica opera com a sua fonte quente com uma temperatura de 200°C e a sua fonte fria possui temperatura de 50°C. Qual é o rendimento, aproximado, dessa máquina térmica?
a) 32%
b) 84%
c) 40%
d) 19%
e) 99%
Respostas
Resposta:
1-c)50%
2-a)32%
Explicação:
google classroom
Utilizando conceitos de maquinas termicas, temos que os rendimentos calculados foram de:
- 1) 50%, letra C.
- 2) 32%, letra A.
Explicação:
1)
Quando estamos lidando com maquinas termicas, temos três termos importantes que devemos ter em mente:
- Fonte Quente (Fq): Este é o nome da fonte de energia da maquina, de onde vem toda a energia que alimenta a nossa maquina.
- Trabalho (W): Este é o nome da energia que está sendo transformada em algo que queremos fazer, afinal toda maquina tem um propósito e este propósito gasta energia.
- Fonte Fria (Ff): Infelizmente não existem maquinas perfeitas que transformam toda a energia que recebem em energia de Trabalho, assim esta quantidade de energia que se perde ao longo do caminho por diversas imperfeições são perdidas para o que chamamos de Fonte Fria.
Assim fica claro que toda a energia que recebemos da Fonte Quente deve ser o resultado da energia que utilizamos para o Trabalho somado a energia que perdemos para a Fonte Fria, ou seja:
O rendimento de uma maquina nada mais é que saber quanto percentualmente desta energia total que tinhamos no inicio, conseguimos transformar em Trabalho, pois afinal o que queremos é maximizar a quantidade de Trabalho que nossa maquina consegue fazer. Assim basta dividirmos a quantidade de Trabalho pela energia total que é a Fonte Quente:
E podemos ainda simplificar esta equação usando a equação da soma total anterior para deixar somente em função da Fonte Quente e da Fonte Fria:
E com isso chegamos a formula que usaremos:
Assim basta substituir os valores que temos das energias da Fonte Quente e da Fonte Fria e encontrarmos este rendimento:
Assim temos que este rendimento é de 0,5 , multiplicando por 100 teremos ele em percentual:
E assim temos que este rendimento é de 50%, letra C.
2)
Já vimos anteriormente que um rendimento de maquina termica é dado por:
Porém um físico francês nascido em 1796, chamado Nicolas Carnot, descobriu que o rendimento de uma maquina nunca seria perfeito, e quando esta maquina fosse o mais perfeita possível, ela teria um rendimento que poderia ser calculado pela equação:
Onde 'Tf' é a temperatura em Kelvin da Fonte Fria e 'Tq' é a temperatura em Kelvin da fonte quente. Para esta maquina perfeita possível se deu o nome de maquina de Carnot, e hoje em dia toda maquina tenta ao maximo alcançar o rendimento de Carnot.
Ou seja, para esta questão vamos estimar que a maquina hipotetica que estamos trabalhando é uma maquina de Carnot e assim podermos usar a formula acima.
Primeiramente temos que converter nossas temperatura para Kelvin, somando 273:
Tf = 50 + 273 = 323 K
Tq = 200 + 273 = 473 K
E com essas temperaturas podemos calcular nosso rendimento:
Podemos converter o rendimento de 0,32 para percentual multiplicando por 100:
E assim temos que este rendimento é de 32%, letra A.
Para mais questões sobre termodinâmica, recomendo checar:
https://brainly.com.br/tarefa/29031331
https://brainly.com.br/tarefa/30285685