8) Panis et Circensis é uma canção gravada em 1968 pelos Mutantes de autoria de Caetano Veloso e Gilberto Gil. A canção foi interpretada por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias Baptista, com arranjo em estilo rock psicodélico do maestro Rogério Duprat. Foi lançada como a canção de abertura do álbum Os Mutantes de 1968 (álbum de estréia do grupo Os Mutantes). No mesmo ano, com um arranjo ligeiramente diferente, também foi lançada como a terceira faixa do álbum manifesto Tropicália: ou Panis et Circencis, que deu nome também ao disco.
Qual o significado do termo utilizado como título para a canção e qual a importância desse significado na estética do movimento tropicalista?
9) As Obras marcantes do tropicalismo foram:
a) Nas artes plásticas a obra a Tropicália, de Hélio Oiticica, na música, o álbum-manifesto Tropicália ou Panis ET circensis, no cinema, O Rei da Vela, texto de Oswald de Andrade encenado por José Celso Martinez Corrêa, No cinema, Terra em transe, de Glauber Rocha.
b) Nas artes plásticas, a obra Tropicália, de Hélio Oiticica. Na música, o álbum-manifesto Tropicália ou Panis et circencis. No cinema, Terra em transe, de Glauber Rocha, e, no teatro, O Rei da Vela, texto de Oswald de Andrade encenado por José Celso Martinez Corrêa.
c) Nas artes plásticas, a O Rei da Vela, texto de Oswald de Andrade encenado por José Celso Martinez Corrêa. Na música, o álbum-manifesto Tropicália ou Panis et circencis. No cinema, Terra em transe, de Glauber Rocha, e, no teatro, obra Tropicália, de Hélio Oiticica.
d) Nas artes plásticas, a O Rei da Vela, texto de Oswald de Andrade encenado por José Celso Martinez Corrêa. Na música, o álbum-manifesto Tropicália ou Panis et circencis. No cinema, obra Tropicália, de Hélio Oiticica. Terra em transe, de Glauber Rocha, e, no teatro, obra Tropicália, de Hélio Oiticica.
e) Nas artes plásticas, Terra em transe, de Glauber Rocha, o álbum-manifesto Tropicália ou Panis et circencis. Na música O Rei da Vela, texto de Oswald de Andrade encenado por José Celso Martinez Corrêa. No cinema, e no teatro, obra Tropicália, de Hélio Oiticica.
10) O tropicalismo teve como uma de suas propostas a reinterpretação da cultura brasileira e latino-americana. A capacidade de misturar elementos de culturas estrangeiras aos nossos era uma das principais características que os representantes da Tropicália reivindicavam.
Tomando por base esses fatos acerca do movimento tropicália e da música de mesmo nome, redija uma pequena dissertação sobre as consequências da intolerância de alguns grupos ao gênero musical encabeçado por Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Respostas
8 - O significado do título está atrelado a frase panem et circenses, que foi muito comum durante a época da Roma antiga e que designa a política do pão e circo em que as pessoas abdicavam da participação política em troca de participar de jogos e receber trigo do governo de Roma.
Logo a expressão Panis et Circensis vem como forma de crítica ao povo da época da Tropicália em que vigorava o regime militar mas que as pessoas estavam preocupadas com futebol, dança, etc.
9 - b) Nas artes plásticas, a obra Tropicália, de Hélio Oiticica. Na música, o álbum-manifesto Tropicália ou Panis et circencis. No cinema, Terra em transe, de Glauber Rocha, e, no teatro, O Rei da Vela, texto de Oswald de Andrade encenado por José Celso Martinez Corrêa.
10 - A Tropicália veio como um movimento artístico que tinha um cunho político basante forte na medida em que criticava o regime militar da época.
Nesse sentido, criou bastante força contrária, vindo em especial dos aliados do regime.
Tal fator levou alguns artistas ao exílio e mitigou a produção cultural da época.
espero ter ajudado!