Respostas
Resposta:
- A eutrofização pode ocorrer naturalmente ou em razão da ação antrópica. Quando ocorre naturalmente, geralmente é relacionada ao transporte de matéria orgânica, que se acumula ao longo dos anos, configurando-se como um processo mais lento que o ocasionado pela ação do homem. A ocorrência desse fenômeno pela ação antrópica efetiva-se quando são lançados na água produtos resultantes de atividades industriais e agropecuárias, bem como esgoto doméstico, o que gera o aumento da disponibilidade de matéria orgânica e, consequentemente, a eutrofização. Muitos rios e lagos brasileiros sofrem com esse fenômeno, que ocasiona um grande dano ambiental, uma vez que diversos organismos da flora e fauna acabam morrendo.
- Vale destacar que, ao lançar esgoto nas águas, também há o aumento da probabilidade de propagação de doenças. Diversas patologias causadas por platelmintos, nematelmintos e protozoários são transmitidas principalmente em razão da falta de um saneamento básico adequado. Percebe-se, portanto, que o lançamento de dejetos constitui também um problema de saúde pública.
Resposta:
A eutrofização pode ocorrer naturalmente ou em razão da ação antrópica. Quando ocorre naturalmente, geralmente é relacionada ao transporte de matéria orgânica, que se acumula ao longo dos anos, configurando-se como um processo mais lento que o ocasionado pela ação do homem. A ocorrência desse fenômeno pela ação antrópica efetiva-se quando são lançados na água produtos resultantes de atividades industriais e agropecuárias, bem como esgoto doméstico, o que gera o aumento da disponibilidade de matéria orgânica e, consequentemente, a eutrofização. Muitos rios e lagos brasileiros sofrem com esse fenômeno, que ocasiona um grande dano ambiental, uma vez que diversos organismos da flora e fauna acabam morrendo.
Vale destacar que, ao lançar esgoto nas águas, também há o aumento da probabilidade de propagação de doenças. Diversas patologias causadas por platelmintos, nematelmintos e protozoários são transmitidas principalmente em razão da falta de um saneamento básico adequado. Percebe-se, portanto, que o lançamento de dejetos constitui também um problema de saúde pública
Explicação: