Respostas
Resposta:
Sim.
Explicação:
Todas as cidades possuem um crescimento espontâneo e orgânico, apresentando diferentes zonas de desenvolivmento humano e especialização, como área de intenso comercio, densidade populacional ou bairro residencial. o mercado imobiliário está em constante transformação, criando condomínios fechados e loteamentos planificados, tal como o Alfa Vile. A reestruturação planejada de uma área pode ser dar por um projeto social governamental, empresarial ou comunitário, alé da Gentrificação de espaços de interesse econômico. um bairro suburbano precário, em poucos meses, pode see tornar um local cheio de condomínios bem estruturados. Resta saber se esse processo melhora a vida da população local ou se apenas a transfere para outro subúrbio e aloca cidadãos de maior poder aquisitivo.
Há a ideia errônea de que o planejamento se expressa em ruas retas, calçadas largas e residéncias de arquitetura padrão. o conceito planajado visa justamente a correta adaptação das estruturas ao ambiente e a ocupação responsável das propriedades disponíveis. Segundo a Constituição, os municípios, a cada 10 anos, devem aleborar o planejamento de crescimento endesenvolvimento, adotando os parâmetroa a cima expostos. Esse é o Plano Diretor Municipal, cada cidade possui o seu. Além desse guia, há a cartilha de obras do município, que dita como uma residência, comércio e indústria devem ser construídos, as licitações necessárias e os elementos que a devem compor.
Por exemplo: Em Vitória, Espírito Santo, as casa deven ter 20 metros de diatância do muro, podendo juntas ao vizinho se estes concordarem, mas deve-se manter o jardim frontal e da parte traseira. as casa podem ter apenas 2 andares e se for ter um muro, este deve ser de 1,5m, se for maior, deve ter um gridil para a visão da fachada. Essas regras são muito parecidas à adotadas no Alfa Vile, um condomínio de luxo bem arborizado, com boa circulação de arte, luz solar e adaptado para o bem estar de pedestres e motoristas, mas essas regras não são seguidas e a cidade fica tomada por edificações maciças que ocupam a totalidade do terrenos e afetam muito do tecido urbano.
Então para se ter um desenvolvimento urbano planejado, é necessário o envolvimento social e econômico, visando diversos fatores, como drenagem, saneamento, acessibilidade e bem estar social.