1-o que vem acontecendo desde o início deste milênio é o que conhecemos como salto de espécies. o vírus vai de uma espécie onde ele é o parasita habitual para a espécie humana. o trecho acima é parte de uma entrevista dada pelo médico infectologista Estevão Portela Nunes, ao site do instituto nacional de infectologia Evandro Chagas, no dia 09/03/2020. o infectologista se referia ao covid-19.porém não é a primeira vez que eu era de outra espécie animal consegue infectar seres humanos (o que ele chamou de salto de espécies).pesquise outros dois casos que podem ser considerados alta de espécies e explique como esses vírus passaram a infectar seres humanos.
2-quais as medidas profiláticas para o covid-19?
Respostas
Resposta:
1) Desde 2002 tivemos três novos coronavírus com alta taxa de mortalidade e potencial para causar pandemia: o Sars-CoV em 2002, o Mers-CoV em 2012 e agora o Covid-19. De uma forma geral, a gente acredita que o morcego esteja na base de todos esses “saltos” entre espécies, mas normalmente são associados a um animal intermediário.
Na época do Sars, em 2002, foi a civeta que provocou a transição entre o morcego e o ser humano. Em 2012, dez anos depois, foi um dromedário o responsável pela transmissão do Mers. Agora o morcego é suspeito ser a origem do “salto” de 2019, mas ainda não sabemos que animal funcionou como hospedeiro intermediário até chegar ao homem.
2) O importante é sempre reforçar que por mais que o vírus tenha alto índice de contaminação, o risco de morte é baixo. Muitas pessoas infectadas podem desenvolver sintomas similares à gripe ou até mesmo nem desenvolverem os sintomas.
A prevenção deve ser feita por ações simples que não impactam a rotina da população:
Lavar as mãos antes e depois das refeições com sabão ou detergente. A ação deve envolver os dedos, as palmas e costas das mãos até os punhos.
Lavar as mãos do mesmo procedimento anterior após uso do transporte público. Caso não tenha acesso a algum toalete, ter álcool gel sempre na bolsa facilita.
Ao tossir e espirrar, utilize lenços de papel para evitar que as secreções sejam eliminadas no ar.
Além disso, evite apertos de mãos e cumprimentos no rosto.
Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Sobre o uso de máscaras. Recomenda-se aos que estão possivelmente infectados para evitar a propagação de gotículas e também pelos profissionais de saúde que farão atendimento a esse grupo.
A máscara cirúrgica é uma barreira de uso individual que cobre o nariz e a boca.É indicada para proteger o Trabalhador de Saúde de infecções por inalação de gotículas transmitidas à curta distância e pela projeção de sangue ou outros fluidos corpóreos que possam atingir suas vias respiratórias.
É importante destacar que a máscara cirúrgica não protege adequadamente o usuário de patologias transmitidas por aerossóis, pois, independentemente de sua capacidade de filtração, a vedação no rosto é precária neste tipo de máscara e não é considerada um equipamento para proteção respiratória (EPR).
Explicação:
Resposta:
1-A Raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, esse vírus começou infectar seres humanos a partir do momento em que começamos ter contato com animais que o adiquiriam.
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas. Esse vírus começou infectar os humanos pela falta de higiene e também por falta de água tratada, por condições precárias de vida, que quando os animais infectados urinam na aguá e alguém ingere, essa pessoa se infecta também
2-Lavar as mãos com frequência, usar sabão e água ou um gel à base de álcool; Manter uma distância segura de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando; Não tocar nos olhos, no nariz ou na boca,quando tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou um tecido; Ficar em casa se você se sentir indisposto, se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procurar assistência médica, ligar antes de sair.
Explicação: