Cidadão e cidadania são palavras chave numa democracia, de fato, para que uma pessoa se realize enquanto membro de uma sociedade. No entanto vemos que no papel é uma coisa, mas na prática a plenitude do significado destes termos está longe de se realizar.
Na Grécia antiga a cidadania era restrita aos homens de maior e que tinham um certo poder aquisitivo; o resto, ficava à margem da cidadania e de tudo que ela representava.
1) A questão é: hoje em dia é diferente? Ou seja, as pessoas só são iguais em direitos no papel ou somos iguais de fato? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
me ajudem aí por favor.
Respostas
Resposta:
“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes;”.
Essa igualdade de que trata o caput deve ser entendida tanto como igualdade formal, ou seja, a garantia de que todos os cidadãos e residentes no país devem receber tratamento idêntico perante a lei, quanto como igualdade material, que abraça a ideia de que os indivíduos são diferentes e que essas particularidades devem ser levadas em conta em busca de um balanceamento ideal. Dessa forma, cabe ao Estado a função de promover o combate a desigualdades, determinando políticas que levem em consideração as especificidades de grupos sociais diferentes.
A linguagem jurídica nem sempre é fácil de entender. Aprenda mais sobre as estruturas das leis e sua escrita clicando aqui!
É, então, justamente a partir dessas ideias de igualdade formal e igualdade material que se deve ler o inciso I. Isso é dizer que a igualdade de gênero não ignora a existência de diferenças entre homens e mulheres, mas sim afirma que o gênero não deve ser um critério de discriminação negativa. O que a igualdade de gênero propõe é que o gênero não deve ser um critério de discriminação negativa, ou seja, que o gênero não pode ser a causa para que se reconheça a uma pessoa menos direitos ou mais obrigações. Isso significa dizer que a igualdade de gênero abraça a ideia de que os indivíduos são diferentes e que essas particularidades devem ser levadas em consideração a fim de garantir que, independentemente de seu gênero, todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades para se desenvolver, com suas ações e vozes sendo valorizadas igualmente.
Explicação: