Ao realizar uma análise da lógica de um argumento é possível verificar a presença ou não de sofismas, que por sua vez, é um raciocínio falso que pode ser empregado para persuadir alguém de forma enganosa ou não. Sobre o sofisma é incorreto afirmar que:
Escolha uma:
a. Comparação indevida resulta da constatação de similaridades entre objetos, sem considerar no que esses se diferem.
b. Ignorância da causa resulta da conclusão de que um fato foi causado por circunstancias acidentais que lhe foram antecedentes.
c. Petição de princípio resulta da situação em que se toma como verdade demonstrada aquilo que já se está discutindo.
*d. Ambiguidade resulta da semelhança estabelecida entre objetos, entretanto, sem se ater às diferenças dos mesmos.
e. Sofismas é um raciocínio que pode nascer, tanto de uma aplicação equivocada do raciocínio em premissas, quanto da aplicação de raciocínio assertivos em premissas falsas.
Respostas
Resposta: A resposta correta é: Ambiguidade resulta da semelhança estabelecida entre objetos, entretanto, sem se ater às diferenças dos mesmos
Explicação: A resposta equívoco ou ambiguidade resultam da utilização de uma mesma palavra em dois ou mais sentidos, já comparação indevida resulta da semelhança estabelecida entre objetos, sem se ater às diferenças dos mesmos.
RESPOSTA: A resposta está nas páginas 14 e 15 do ebook.
Resposta:c. Ambiguidade resulta da semelhança estabelecida entre objetos, entretanto, sem se ater às diferenças dos mesmos.
Explicação:A resposta A está incorreta, pois equívoco ou ambiguidade resultam da utilização de uma mesma palavra em dois ou mais sentidos, já comparação indevida resulta da semelhança estabelecida entre objetos, sem se ater às diferenças dos mesmos.
RESPOSTA: A resposta está nas páginas 14 e 15 do ebook.