Os comerciantes aliados a setores populares conseguem impor no trono D. João, Mestre de Avis, derrotando os exércitos castelhanos e setores da nobreza na batalha de Aljubarrota. Esse episódio da história ficou conhecido como Revolução de Avis. A consequência desse episódio foi o início da dinastia de Avis, que se aproximou da burguesia mercantil?
Respostas
Resposta:
A Revolução de Avis, também conhecida como Crise de 1383, refere-se à sucessão de eventos e conflitos que aconteceram em Portugal e que resultaram no fim da Dinastia Afonsina e no começo da Dinastia de Avis. Essa revolução resultou na coroação de João, Mestre de Avis, como D. João I e rei de Portugal no ano de 1385.
Antecedentes históricos
O surgimento de Portugal enquanto nação relacionou-se diretamente com as Guerras de Reconquista, nas quais os cristãos da Península Ibérica iniciaram uma luta para expulsar os mouros, que invadiram e fixaram-se na península no século VIII. À medida que os mouros eram expulsos, novos reinos surgiam na península.
Portugal surgiu de fato quando D. Afonso Henriques, filho de Henrique da Borgonha, declarou a independência do Condado Portucale e o fim da relação de vassalagem com o Reino de Leão. Além de ter proclamado a independência de Portugal em 1139, D. Afonso Henriques também se declarou rei de Portugal e deu início à Dinastia Afonsina.
Apesar de independente, Portugal ainda não havia concluído a sua formação territorial – processo que se estendeu para o século XIII, quando os mouros foram expulsos de Algarve, região ao sul de Portugal que ainda não tinha sido reconquistada. Ainda que concluída sua formação territorial, Portugal sempre esteve à sombra do Reino de Castela, um reino vizinho que alimentava ambições de conquistar o território português.
Uma crise na Dinastia Afonsina no final do século XIV colocou a independência portuguesa em xeque. Nesse período, o Reino de Castela tentou conquistar o trono de Portugal.
espero ter ajudado :)