No conhecimento defrontam-se consciência e objeto, ou, sujeito e objeto. O conhecimento aparece como uma relação entre esses dois elementos. Assim, a consciência procura observar seu objeto de todos os ângulos possíveis, compara-o com outros e faz conclusões de forma semelhante a um pesquisador de uma ciência específica, que busca conhecer e apreender completamente seu objeto de pesquisa.
Ribeiro, Rafael A. Teoria do Conhecimento. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.
A partir da relação exposta na passagem acima, da qual derivamos nossos conhecimentos sobre as coisas e, consequentemente, os diversos tipos de saberes que elaboramos e construímos ao longo da história; assinale a alternativa que associa corretamente o tipo de saber com sua respectiva característica. Utilize I para o saber mítico; II para o saber de senso comum e III para saber científico.
( ) Raras vezes este conhecimento se faz acompanhar de explanações que esclareçam os fatos. Quando as apresenta, o faz sem indicar testes críticos que provem seu valor de explanação.
( ) Um juízo sem reflexão, comumente sentido por toda uma ordem, todo um povo, toda uma nação, ou por todo o gênero humano.
( ) Predominante nas culturas em que a escrita, ainda, não foi plenamente desenvolvida, como nas sociedades antigas ou nos grupos indígenas.
( ) Histórias construídas no decorrer do tempo, formuladas a partir de profundas intuições da realidade e intensas necessidades da natureza humana, expressas, contudo, de acordo com a mentalidade, os simbolismos e a linguagem disponível em determinado período histórico.
( ) Conhecimento seguro com pretensão de universalidade, quer dizer, com validade em qualquer lugar, a qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias.
A ordem correta é:
Respostas
respondido por:
0
coloquei está: II,II,I,I,III
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás