Respostas
No Brasil não há atividade sísmica considerável e nem vulcões porque o país fica no centro de uma placa tectônica, a placa Sul-americana.
Para entender melhor, temos que entender como é formada a Terra, o que são as Placas e os motivos das atividades sísmicas.
• Como é formada a Terra e o que são as Placas Tectônicas?
- A Terra é formada por uma camada de rochas, a litosfera. Se formos mais fundo dentro da Terra, além das rochas, encontraremos o manto, que é composto por magma, um material pastoso quentíssimo, e o núcleo. Acontece que a litosfera, a camada de rochas, é dividida em grandes pedaços, em grandes placas, chamadas Placas Tectônicas ou Placas Litosféricas.
• Como ocorrem as atividades sísmicas?
- Essas placas tectônicas estão sempre sob grande pressão, pela temperatura, gravidade, e outros fatores, então, elas se movimentam, flutuando sobre o magma. Elas podem afastar-se (divergência), chocar-se (convergência), deslizar em sentidos opostos, etc. Esses movimentos ocasionam as atividades sísmicas, principalmente onde há o encontro dessas placas. Essas atividades incluem terremotos, maremotos, vulcões, falhas, etc. O vulcão, por exemplo, ocorre quando duas placas se chocam e o magma 'vaza' através do vulcão.
- Um grande exemplo de atividade sísmica foi o tsunami que ocorreu no Japão em 2011, que aconteceu devido à uma movimentação das placas no fundo do oceano, o que impulsionou as águas que foram em direção ao Japão.
• E porque no Brasil não há vulcões ou atividade sísmica considerável?
- O Brasil situa-se quase no centro de uma imensa placa tectônica, a placa Sul-americana. Como ele está no centro, ele quase não sofre com as atividades sísmicas, pois elas são mais notáveis no encontro entre duas ou mais placas.
____________________
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/2900552 (Placas Tectônicas)
https://brainly.com.br/tarefa/2915232 (Litosfera)
____________________
Espero ter ajudado. Bons estudos!
Resposta:No Brasil não há atividade sísmica considerável e nem vulcões porque o país fica no centro de uma placa tectônica, a placa Sul-americana.
Explicação: