b) Quais são os monumentos em homenagem aos imigrantes presentes na história da sua cidade ou da sua região?.REGIÃO DE CAMPO LARGO.
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Respostas
Resposta:O segundo momento de construção do ideário deu-se por conta da criação dos inúmeros "museus da imigração" a partir dos anos 1980 e 1990. Fenômenos como o avanço da urbanização, cada vez mais intensa nas cidades, ou as transformações no campo alteraram muitos dos espaços identificados como territórios da imigração. A criação de "lugares de memória e a materialização de vividos" foi resposta às necessidades de (re)inscrever em diversas ambiências urbanas as marcas da imigração ocultadas ou subsumidas pelas transformações na paisagem.
Na cidade de São Paulo, bairros como o Brás, Liberdade, Mooca ou Bom Retiro paulatinamente perderam características de localidades habitadas por grupos de imigrantes tradicionais. A criação de museus identificados com a imigração revela a necessidade em delimitar um espaço de fixidez para que o vivido imigrante e sua herança não se percam na dinâmica do presente. Neste contexto surgem o Centro Histórico do Imigrante, em 1982 - posteriormente o Memorial do Imigrante, 1998, e atualmente o Museu da Imigração - e o Museu Histórico da Imigração Japonesa, 1978, ambos na cidade de São Paulo.
Explicação:Como vimos, os desdobramentos da produção e ressonância deste patrimônio são inúmeros e respondem a interesses variados. Se por um lado abre-se um campo de positividades composto pelos direitos culturais e pelo reconhecimento da contribuição dos imigrantes para a formação social brasileira, por outro, descortina-se também um campo que potencialmente cria identidades cristalizadas e a produção dos "eternos imigrantes".