• Matéria: Informática
  • Autor: Panda1197
  • Perguntado 6 anos atrás

Alan Turing, falar sobre sua vida pessoal e profissional, sua importância para a ciência e tecnologia, para a história de maneira geral e seus conflitos pessoais.​

Respostas

respondido por: IzumiChan
2

Vida pessoal

Alan Mathison Turing nasceu no dia 23 de junho de 1912, em um bairro residencial de Londres, capital da Inglaterra. Seu pai, Julius Mathison Turing, era um oficial que trabalhava na Madras Presidency, uma região administrativa criada pelos britânicos na Índia britânica (na época, a Índia era um território dependente da Inglaterra). Sua mãe, Ethel Sara Stoney, era filha de um engenheiro-chefe que também trabalhava nessa região.

Durante sua infância, Turing estudou em diversas escolas, tais como Hazelhurst Preparatory School e Sherborne School. Na Sherborne ingressou quando tinha 13 anos, e um episódio peculiar marcou sua entrada nela. No seu primeiro dia de aula, aconteceu uma greve geral na Grã-Bretanha que o impediu ir de trem. Turing resolveu, em sua bicicleta, percorrer os 100 km que separavam a escola de sua casa.

Alguns estudos feitos sobre a vida de Turing mostram que, em Sherborne, ele logo demonstrou grande interesse pela matemática, e, apesar de ser reconhecido atualmente como um gênio, algumas de suas notas eram apenas regulares. Em Sherborne, conheceu Christopher Morcom, o qual muitos acreditam ter sido seu primeiro amor.

Morcom, porém, faleceu em 1930, em decorrência de tuberculose bovina. A essa altura, Turing tinha 18 anos de idade. Anos depois, ele ingressou no curso de Matemática pela Universidade de Cambridge, e graduou-se em 1934, com honras. Depois disso, dedicou-se integralmente à matemática e à criptografia.

Vida profissional

Durante a Segunda Guerra, Alan Turing trabalhou na sede da inteligência britânica, conhecida como Bletchley Park.

Em 1936, Turing apresentou uma teoria a respeito da construção de uma máquina capaz de realizar cálculos. Entre 1936 e 1938, estudou matemática e criptografia em Princeton, local em que obteve seu PhD. A partir de 1938, retornou à Inglaterra e passou a integrar uma organização do governo britânico, responsável por quebrar códigos e enigmas, chamada Government Code and Cypher School.

Com o começo da Segunda Guerra Mundial, em setembro de 1939, Turing ingressou no Bletchley Park, a instalação que reuniu grandes matemáticos e criptógrafos e que teve papel crucial na interceptação de mensagens enviadas pelos exércitos do Eixo (formado por Itália, Alemanha e Japão). Nessa instalação, houve uma intensa cooperação de cientistas ingleses, franceses e poloneses para decifrar o código utilizado pelos alemães e seus aliados.

Os alemães utilizavam a Enigma, uma máquina alemã que criptografava as mensagens que eram enviadas pelo exército e tornava-as quase indecifráveis. Alan Turing e outros matemáticos ingleses atuaram diretamente na quebra do código alemão, e, para isso, contaram com estudos realizados por três matemáticos poloneses, que atuaram entre 1932 e 1939.

Os franceses concederam aos britânicos chaves criptográficas utilizadas pelo Wehrmacht (exército alemão), e os poloneses deram-lhes máquinas Enigma. Em 1940, os britânicos conseguiram decodificar as primeiras mensagens enviadas pelos alemães, mas somente com a Bombe foi possível decodificá-las na velocidade demandada pela guerra.

A máquina utilizada pelos britânicos na decodificação das mensagens foi resultado do trabalho de Turing. Sua teoria inspirou-se nos estudos do polonês Marian Rejewski, e a execução do trabalho foi realizada pelo engenheiro Harold Keen. A importância de Turing dá-se porque foi ele que, ainda em 1939, afirmou que era possível construir um novo artefato capaz de quebrar o código alemão. Isso porque os poloneses já tinham desenvolvido uma bomba eletromecânica, mas como o princípio de criptoanálise da bomba polonesa era frágil, essa máquina logo se tornou obsoleta.

Alan Turing também foi o responsável por recrutar Tommy Flowers para o departamento de criptografia de Bletchley Park. Flowers, anos depois, acabou sendo o responsável pela construção do Colossus, uma importante máquina que decifrou o código de uma máquina de criptografia alemã chamada Lorenz.

Ele foi importante pq Alan Turing foi o matemático que criou a base teórica matemática que sustenta a computação


Panda1197: n precisa mais, mesmo assim obg!
IzumiChan: TwT ah ok
Perguntas similares