Em casos de transfusão sanguínea, os sistemas ABO e Rh são importantes. Dessa forma, é aconselhado que os pacientes receptores de sangue recebam de grupos idênticos. Porém, em casos de extrema emergência, doadores de outros tipos também podem ser recrutados, desde que haja compatibilidade com o receptor. Os anticorpos no plasma do doador, normalmente, não são levados em conta, pois, em geral, não levam a reações transfusionais.
BORGES-OSÓRIO, M. R.; ROBINSON, W. M. Genética humana . 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
Sendo assim, sobre a genética dos sistemas ABO e Rh em humanos, analise as afirmativas a seguir.
I. No Sistema ABO, o alelo I A especifica a produção do antígeno A, enquanto o alelo I B especifica a produção do antígeno B e o alelo não produz antígenos.
II. Os alelos I A , I B e são codominantes e expressados igualmente, sendo os fenótipos reconhecidos pelos tipos sanguíneos A, B, AB e O.
II
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
I e III, apenas.
Explicação:
respondido por:
3
Sabendo das características dos tipos sanguíneos, pode-se afirmar que no sistema ABO, o alelo produz antígenos A, o alelo produz antígenos B e, por fim, o alelo ou não produz antígenos - por isso, pessoas do tipo sanguíneo O são consideradas doadores universais, pois não são expressos nenhum tipo de antígeno.
Logo, as afirmações corretas são as opções I e III.
Por que o tipo sanguíneo O é doador universal?
O tipo sanguíneo O é doador universal pois os indivíduos com essa tipagem não expressam nenhuma aglutinina. Logo, não existe a possibilidade de outro tipo sanguíneo reagir.
Saiba mais sobre tipos sanguíneos em: brainly.com.br/tarefa/33528891
#SPJ5
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás