Você é produtor rural e empresário de uma linha de produtos orgânicos e irá representar um grupo da sociedade civil em uma das cúpulas de uma conferência socioambiental. Você e seu grupo deverão apresentar e discutir com representantes políticos, Anvisa e outras grandes empresas sobre o real sentido da segurança alimentar dentro de um desenvolvimento sustentável. O Brasil enfrenta barreiras em conciliar o crescimento dos grandes centros agrícolas com a preservação dos ecossistemas e recursos disponíveis; junto a larga utilização de pesticidas químicos; abrindo as discussões de segurança alimentar, situação que se alastra e reflete na nossa qualidade de vida. Para que possamos consumir e nos alimentar, foi adotado rapidamente, após a Revolução Industrial, outro sistema de produção alimentícia, que acompanha o grande crescimento populacional e o ritmo acelerado de trabalho. Embora tenhamos um aumento significativo da produção mundial de alimentos, a desnutrição e a insegurança alimentar continuam em níveis inaceitáveis. O desafio atual da agricultura mundial consiste em aumentar a produção de alimentos sem aumentar os impactos negativos ao meio ambiente e saúde. Estruture e organize suas ideias/propostas sobre os reais princípios da segurança alimentar sustentável, buscando informar, sensibilizar e persuadir com seus dados e ponto de vista. Apresente práticas, medidas e metas que levam à produção e ao consumo mais saudável e vantajoso nas dimensões sociais e ambientais.

Respostas

respondido por: ludmeco
25

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

O caminho é a economia verde, o estímulo ao agricultor e a reforma agrária, distribuindo e legislando em direção à preservação de terras e territórios, tornando essa parcela de terras e propriedades, que já foram exploradas, produtivas e cultiváveis com estímulos ao pequeno agricultor e troca e diversidade de culturas regionais ao cooperativismo. Prezando por solos e águas salubres, livres de químicos. Recursos naturais (terras, ar, água) mais salubres e de acesso a todos de forma mais igualitária. Estimular e facilitar o comércio dos orgânicos, sobrepondo o mercado dos grandes alimentos industrializados.

Algumas ferramentas que levam a isso são as tecnologias limpas, que permitem avanços e desenvolvimento de uma forma mais inteligente e menos impactante. Cooperativismo com a economia colaborativa, economia verde, investimento em educação e pesquisa, além da erradicação da cultura do desperdício, principalmente advindo dos alimentos industrializados, que delimitam muitos prazos de validade para se encaixar nos processos de vendas nos mercados.

Explicação:

Perguntas similares