• Matéria: Filosofia
  • Autor: gcfdaluz
  • Perguntado 6 anos atrás

Na tentativa de compreender a origem do mal, Agostinho afirmou:
I. O ser humano é dotado de livre-arbítrio e pode optar entre o bem e o mal. Porém, a vontade corrompida pela soberba tende a inclinar as ações humanas ao pecado, fazendo-se necessária a graça.
II. O livre-arbítrio inclina o ser humano de modo natural para Deus, indiferentemente da sua vontade, já que, tendo em vista a salvação, a graça age limitando a liberdade humana.
III. A vontade humana, corrompida pelo pecado, leva as pessoas a praticarem o mal. No entanto, a graça pode tornar o indivíduo incapaz de fazer o mal, e a aceitação da graça constitui a liberdade humana.
IV. A liberdade humana consiste em poder optar pelo pecado, apesar da graça, pois Deus não interfere, em nenhum momento, sobre a vontade humana, que é pecadora. V. A vontade, por si só, leva o ser humano a buscar a graça, porque, apesar do livre-arbítrio, toda criatura anseia por retornar ao seu criador. Por isso, todos seriam salvos.
Estão corretas:
a) II e III.
b)I e IV.
c) I e III.
d)IV e V.

Respostas

respondido por: oficialmysto
10

Resposta:

A resposta é I e IV

Explicação:

Santo Agostinho dizia que existiam dois mundos (semelhante às ideias de Platão): o mundo da cidade de Deus e o mundo dos homens. E que o mal é a ausência do bem; com isso o ser é dotado do livre arbítrio para poder fazer o que bem entender e esse geralmente tende a se inclinar a seguir a salvação, porém é barrado por tentações mundanas, e com sua liberdade, criar o mal.

Tentei ajudar.

Espero que tenha conseguido ajudar!

respondido por: marcielisilva536
6

Resposta: letra c

Explicação:

O professor passou

Perguntas similares