• Matéria: Filosofia
  • Autor: juliadiasreneg
  • Perguntado 6 anos atrás

De acordo com Cano (2012): “Embora o binômio 'Explicação versus Compreensão' seja conceitualmente diferente da comparação entre diversos tipos de metodologias, historicamente a busca pelas causas esteve mais associada a técnicas de pesquisa quantitativas, enquanto que o estudo do sentido da ação foi abordado, sobretudo, com técnicas qualitativas. Observe-se que isto não é uma necessidade lógica, apenas uma tendência histórica. Há, por exemplo, pesquisas que tentam entender os sistemas de valores das sociedades, indispensáveis para pensar os sentidos da conduta, a partir de surveys realizados a amostras representativas das respectivas populações”.

FONTE: CANO, Ignacio. Nas trincheiras do método: o ensino da metodologia das ciências sociais no Brasil. Sociologias, Porto Alegre, v.14, n. 31, p. 94-119, dez. 2012.

Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Política Comparada, assinale a alternativa que descreve corretamente os objetivos de diferentes tipos de método empregados em ciências sociais.

A
A abordagem intensiva, típica de estudos qualitativos, é a mais adequada para a análise aprofundada de poucos casos.

B
A abordagem extensiva, típica de métodos comparativos, é a mais adequada para a análise aprofundada de poucos casos.

C
Estratégias comparativas são as mais adequadas para metas de pesquisa que envolvem muita atenção em casos específicos.

D
Abordagens intensivas priorizam objetivos que envolvem conhecimento de padrões em muitos casos.

E
Métodos de tipo abrangente, típicos de estudos comparativos, são indicados apenas para o conhecimento de padrões em muitos casos.

Respostas

respondido por: mariadosuniverso
0

Resposta:

A) A abordagem intensiva, típica de estudos qualitativos, é a mais adequada para a análise aprofundada de poucos casos.

Explicação:

Os diferentes métodos/estratégias variam, segundo Ragin, de forma intensiva (estudo qualitativo de pontos comuns) ao abrangente (estudo comparativo da diversidade), ao extenso (estudo quantitativo das relações entre variáveis) na abordagem dos casos. A abordagem intensiva é mais adequada para metas que envolvem muita atenção em casos específicos, a abrangente é mais adequada no exame de padrões de semelhanças e diferenças em um número moderado de casos. E a abordagem extensiva é mais adequada para objetivos que envolvem conhecimento de padrões em muitos casos. FONTE: Material para impressão (aula 1, p. 6).

Perguntas similares