O texto apresenta informações sobre o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado durante o governo de Getúlio Vargas.
Um aspecto importante deste período refere-se ao processo de montagem do sistema de propaganda governamental, cujo objetivo era reforçar o carisma de Vargas como líder político. O órgão responsável pela criação e divulgação do discurso oficial, por meio de livros, revistas, folhetos, cartazes, programas de rádio, além de fotografias, cinejornais e documentários, era o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em dezembro de 1939.
GARCIA, Sheila do N. Caras e caretas. Revistas de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, ano 2, n. 15, p. 80, dez. 2006.
O texto permite aferir que o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado durante o governo de Getúlio Vargas, tinha o objetivo de
Respostas
Resposta:
O Objetivo era simplesmente passar uma ótima imagem de Vargas, que sempre foi populista, usando imagens e textos que reafirmavam seu carisma, humildade e generosidade, usando fotos com crianças no colo ou slogans de campanha apelativos buscando a melhor imagem possível para Vargas, promoviam/patrocinavam concursos de musica e cinema, mesmo que quase sempre os vencedores fossem filmes de caráter apologético (que faz apologia) e reprimindo filmes/musicas de pensamentos opostos.
Enfim, sendo mais curto:
Tinha objetivo de promover a imagem e o governo de Vargas, distribuindo material a favor do governo e reprimindo material que fosse oposto ao governo.
Acho que é isso, espero ter ajudado.
Explicação:
(C)
propagar a imagem e o governo de Getúlio Vargas.