Uma das manifestações mais importantes do gênero dramático é a comédia, que recorre muitas vezes ao humor como instrumento de crítica social. O trecho a seguir exemplifica esse aspecto. Trata-se de um fragmento da peça O juiz de paz na roça, do dramaturgo brasileiro Martins Pena (1815-1848): ESCRIVÃO (lendo) ó Diz Francisco Antônio, natural de Portugal, porém brasileiro, que tendo ele casado com Rosa de Jesus, trouxe esta por dote uma égua. Ora, acontecendo ter a égua de minha mulher um filho, o meu vizinho José da Silva diz que é dele, só porque o dito filho da égua de minha mulher saiu malhado como o seu cavalo. Ora, como os filhos pertencem às mães, e a prova disto é que a minha escrava Maria tem um filho que é meu, peço a V. Sa. mande o dito meu vizinho entregar-me o filho da égua que é de minha mulher. JUIZ — É verdade que o senhor tem o filho da égua preso? JOSÉ DA SILVA — É verdade; porém, o filho me pertence, pois é meu, que é do cavalo. JUIZ — Terá a bondade de entregar o filho a seu dono, pois é aqui da mulher do senhor. JOSÉ DA SILVA — Mas, Sr. Juiz... JUIZ — Nem mais nem meios mais; entregue o filho, senão, cadeia. JOSÉ DA SILVA — Eu vou queixar-me ao Presidente. JUIZ — Pois vá, que eu tomarei a apelação. JOSÉ DA SILVA — E eu embargo. JUIZ — Embargue ou não embargue, embargue com trezentos mil diabos, que eu não concederei revista no auto do processo! JOSÉ DA SILVA — Eu lhe mostrarei, deixe estar. JUIZ — Sr. Escrivão, não dê anistia a este rebelde, e mande-o agarrar para soldado. JOSÉ DA SILVA (com humildade) — Vossa Senhoria não se arrenegue! Eu entregarei o piquira. JUIZ — Pois bem, retirem-se; estão conciliados. (Saem os dois) Não há mais ninguém? Bom, está fechada a sessão. Hoje cansaram-me! PENA, Martins. O juiz de paz na roça. In: . As melhores comédias de Martins Pena. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987. p. 20. Glossário Piquira: cavalo de tamanho pequeno. O humor da cena não elimina o conteúdo de crítica social. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) José da Silva vale-se, em seus argumentos, da legalidade que a ordem jurídica do Brasil oitocentista buscava assegurar.
b) Um dos elementos de humor da cena se constrói por meio da ambiguidade da expressão "filho da égua de minha mulher".
c) O trecho demonstra claramente a opressão sofrida pelas escravas, na medida em que Francisco Antônio afirma que "a minha escrava Maria tem um filho que é meu".
d) Um dos elementos de humor da cena se constrói por meio da ambiguidade da expressão "filho da égua de minha mulher".
e) Ao declarar "mande-o agarrar para soldado", o juiz busca recompensar o requerente com uma carreira no funcionalismo público.
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
Plurall né minha filha
respondido por:
12
Resposta:
letra d
Explicação:
confia no pai
josemacosta134:
confia no pai kk
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás