Respostas
Resposta:O fator básico da neocolonização era o econômico. A Europa tinha vários países passando pela Revolução Industrial. Precisavam de matéria-prima industrial: carvão, ferro, petróleo, produtos alimentícios normalmente escassos na Europa, mercado consumidor para os excedentes industriais, locais para investimento rentável dos capitais disponíveis na Europa, principalmente na construção de estradas de ferro e exploração de minas.
Caricatura da partilha da China entre as potências imperialistas.
A partilha da China entre as potências imperialistas.
Os fatores sociais relacionam-se à necessidade de encontrar terras que absorvessem a população europeia, em ritmo acelerado de crescimento. A colonização era uma válvula de escape para a pressão demográfica.
No plano político, o motivo essencial era a preocupação dos Estados europeus em aumentar seus contingentes militares. Isso lhes valeria uma posição melhor no equilíbrio das potências europeias. A posse de colônias passou a significar poder, disponibilidade de recursos, de mão-de-obra que poderia ser incorporada, militarmente, aos exércitos da metrópole.
Explicação:É evidente que as preocupações civilizadoras constituem justificativa, mais do que motivo, para o neocolonialismo