Comente os problemas advindos da poluição do ar de forma detalhada, levando em conta que se trata de uma alteração abiótica.
Respostas
Fique tranquilo, eu resolvo.
RESOLUÇÃO SEM ENROLAÇÃO
A poluição do ar não prejudica somente o ser humano e o meio ambiente, mas sim o planeta inteiro. O monóxido de carbono é produzido por motores de combustão e queimadas. A inalação prolongada é fatal, haja vista que o monóxido de carbono associa-se com a hemoglobina das hemácias do sangue e impede o transporte de oxigênio, ocasionando morte por asfixia.
Por esse motivo, há necessidade de ventiladores para movimentação do ar em túneis longos, com o objetivo de evitar possível intoxicação. O dióxido de carbono é produzido pela respiração celular, decomposição da matéria orgânica e queima de combustíveis fósseis.
Ele contribui para o efeito estufa porque absorve parte da radiação solar e impede que o calor escape do planeta.
Os clorofluorcarbonetos (CFCs) costumavam ser emitidos por sprays de aerossol. Tais compostos foram banidos em quase todo o mundo. Quando em contato com outros gases, os CFCs causam danos à camada de ozônio, permitindo que os raios ultravioleta alcancem a superfície da Terra, acarretando problemas como câncer de pele.
O dióxido de enxofre é produzido por diversos processos industriais e por atividade vulcânica. Na atmosfera, o dióxido de enxofre forma o ácido sulfuroso, originando a chuva ácida, que contamina a água, o solo (prejudicando a agricultura) e provoca doenças respiratórias. Portanto, a poluição do ar perturba o equilíbrio ambiental em larga escala (desde uma simples planta até a camada de ozônio).
Se consegui sanar sua dúvida completamente, se minha resposta foi útil de verdade, por favor marque-a como a melhor.
Algumas das consequências da poluição do ar são: Danos à saúde humana: desconforto, odores desagradáveis, doenças do aparelho respiratório, câncer, asfixia, irritação dos olhos, gargantas e mucosas.