• Matéria: Informática
  • Autor: ligiamaria46
  • Perguntado 6 anos atrás

Você é o administrador de duas redes distintas e independentes, cada uma com 8 computadores conectados. Em uma das redes, denominada rede A, temos como dispositivo intermediário um Hub e na outra, denominada rede B, um Switch. Ambas as topologias físicas são estrela, conforme a Figura 1.1.

Você percebeu que a rede A está apresentando uma performance inferior ao da rede B. A sua função é indicar a solução deste problema para convencer o dono do negócio a fazer o investimento necessário. Elabore um relatório, explicando os motivos do problema, fazendo um comparativo entre as redes A e B.

Respostas

respondido por: gutto88
49

Resposta:

Quando fala-se de uma rede interligada de computadores um dos conceitos mais relevantes são o de domínio de colisão e de broadcast, e os dispositivos que intercomunicam uma rede. Estes conceitos e dispositivos, são bastante considerados pelo administrador de redes na etapa onde ocorre a projeção da rede, pois afetam diretamente a disponibilidade e  sua performance. Considerando uma rede A conectada por um hub e uma rede B conectada por um switch, a rede A terá sérios problemas de conexões, o que não será encontrado na rede B.

Os sinais de uma rede trafegam via cabos, estes cabos têm diversos tipos, desde o mais simples como o UTP (sem blindagem e mais barato) até o mais recente e mais custoso, o de fibra óptica. Por serem sinais elétricos, é natural que os sinais que trafegam via estes cabos estarem sujeitos a interferência.  

O  domínio de colisão é uma área lógica onde os pacotes podem colidir uns contra os outros, em particular no protocolo Ethernet. Quanto mais colisões ocorrem menor é a eficiência da rede.

Este tipo de colisão de pacotes é comum em uma rede onde se encontra um hub como dispositivo de conexão. O termo “hub” pode ser traduzido como “ponto central”, um Hub tem a  função de interligar computadores em uma rede local, ou seja, os dados recebidos de um computador são retransmitidos a outro pelo hub.  

Ocorre que eles não têm capacidade de processamento criando na rede um fenoômeno similar ao de um conceito conhecido como flooding, causando as colisões e tornando a rede lenta. Além disso, durante o processo, outros usuários ficam impossibilitados de enviar informações. Em uma rede com 10 máquinas, por exemplo, enquanto duas delas se comunicam, oito têm que esperar pela sua vez. Assim, redes interligadas através de hubs costumam apresentar bastante lentidão, especialmente quando há muitas máquinas interligadas

Devido às limitações na transmissão de dados, atualmente os hubs foram completamente substituídos pelos switches que minimizaram os problemas de colisões. Os switchs foram definitivos para resolver o problema de colisões na rede. Nas conexões de rede um quadro ethernet é criado e encaminhado para o concentrador (switch).  Esse quadro irá ser armazenado na memória temporária e será verificado o endereço de destino. Se o endereço for FFFF.FFFF.FFFF, será realizada uma comunicação chamada um para muitos (broadcast). O circuito será fechando quando for encontrado o host no qual possui o tal serviço. Cria-se, então, uma comunicação chamada unicast (um para um) não havendo mais colisões na rede.

Outra distinção importante HUB: 1 domínio de colisão, pois replica todos os bits para todas as suas portas – Switch: 1 domínio de colisão para cada porta. No caso dos hubs, o motivo da lentidão se explica por possuírem apenas um domínio de colisão onde se trafegam todos os dados da rede, este é o motivo da lentidão da rede, o que não se observa nos switches.

Explicação:

Com o exposto foi possível distinguir os principais dispositivos presentes em uma rede, como também, um domínio de broadcast de um domínio de colisão. Destacou-se, ainda o perceptível desenvolvimento tecnológico que os dispositivos de rede representaram para as conexões de rede antigas, solucionando problemas de performance por completo. Ressalta-se também que, sobre o problema da conexão A, um investimento interessante para resolver sua baixa performance é a substituição do hub por um switch.  

respondido por: mislaineamonteiro
0

Resposta:

Um investimento interessante para resolver a baixa performance da Rede A é a substituição do hub por um switch, como é utilizado na Rede B.

A grande diferença dos switches em relação aos hubs é a forma como transmitem dados entre os computadores. Ao invés de reunir o tráfego somente em uma via, um switch cria uma séria de canais exclusivos em que os dados do computador de origem são recebidos somente pela máquina destino.

Hub é mais antigo e, consequentemente, tem menos recursos, o hub não permite a transmissão simultânea de dados entre as máquinas de uma rede. Além disso, ele envia as informações para todos os computadores da rede até que elas cheguem ao seu destino correto.

Switch de forma geral, o switch pode ser considerado a evolução do hub, e isso fica ainda mais claro quando falamos em transmissão de dados. Um switch não só permite a transmissão de dados simultaneamente entre as máquinas da rede, como também envia as informações diretamente para o computador de destino.

Explicação:

Perguntas similares