Das orações ora retratadas, explique a diferença de sentido existente entre elas, no que se refere ao artigo que acompanha o substantivo: (V. 0,4)
a) Eu acompanhei a garota até sua casa. Encontrei uma garota por onde eu passava. *
b) Vou comprar a bicicleta do meu primo. Vou comprar uma bicicleta do meu primo. *
18) Escreva por extenso os numerais das frases abaixo: (V. 0,4) a) Em 1980, o Brasil era o 6º país mais populoso do mundo. b) Sentei-me na 25ª fileira. c) Comemoramos o 50º aniversário do clube. d) O candidato classificou-se em 50º lugar. e) Em 1965, havia 2.000.000 de armadilhas para lagostas no nordeste e cada uma apanhava 449 gramas diários. Em 1986, o número de armadilhas subira para 30.000.000, mas cada uma só consegue 42 gramas/dia. RESPOSTAS:
19) Classifique os numerais (cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário): (V. 0,5) a) Um time de futebol possui ONZE jogadores. b) Nós conquistamos o PRIMEIRO lugar na gincana. c) Ontem havia o DOBRO de alunos. d) Ele mora no DÉCIMO andar. e) Comi apenas UM QUARTO da maçã. *
Pra hoje pfv
Respostas
Resposta:1- Eu acompanhei a garota até sua casa.
2- Encontrei uma garota por onde eu passava.
A diferença é que, na primeira oração, ao dizer "a garota", cria-se um sentido específico - não é uma garota qualquer, não é uma garota entre várias, é aquela em específico a qual nos estamos referindo. Estamos dando importância ao fato de ser destacada do conjunto "garotas", não serve qualquer outra, apenas aquela. Por exemplo se eu digo que "O cão atravessou a rua", estou definindo um animal específico, pertencente a espécie cão.
Na segunda frase, há um sentido genérico, não está se referindo a uma garota específica, mas uma garota qualquer, não importa que garota seja. Apenas destaca-se o fato de que era uma jovem do sexo feminino, pertencente ao grupo "garota". Ela é indefinida. Voltando ao exemplo do cão, se eu digo "Um cão atravessou a rua" eu estou falando e um cão em termos gerais, sem dar importância a que cão é este.
espero ter ajudado