1- Como você entende a afirmação de que o Barroco foi um estilo intermediário entre o clássico greco-romano e o neoclacissismo?
2- É possível associar o Barroco a uma resposta da Igreja Católica ao movimento Reformista?
alguém de bom coração poderia ajudar
Respostas
Resposta:
1- Sim, o barroco foi um modelo de arte que veio antes do neoclassicismo que foi um movimento de retomada do clássico greco-romano
2-O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, causou grandes reformas no Catolicismo, em resposta à Reforma Protestante de Martinho Lutero. Assim, a autoridade da Igreja de Roma foi vigorosamente reafirmada, depois de perder muitos fiéis.
A Companhia de Jesus, reconhecida pelo papa em 1540, passa a dominar quase que inteiramente o ensino. Ela exerceu um papel importante na difusão do pensamento católico aprovado no Concílio de Trento.
A Inquisição que se estabeleceu na Espanha a partir de 1480 e em Portugal a partir de 1536, ameaçava a liberdade de pensamento. O clima era de austeridade e repressão.
Foi nesse contexto que se desenvolveu o movimento artístico chamado Barroco, numa arte eclesiástica que desejava propagar a fé católica.
Em nenhuma época se produziu um número tão grande de igrejas e capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais.