2)
Michael Young (Reino Unido) e Michael Apple (Estados Unidos) são considerados expoentes no que se refere às inovações e às reflexões propostas pela Nova Sociologia da Educação. Ambos os autores passaram a destinar importante atenção aos currículos, desmistificando a ideia de que esse documento oficial corresponderia apenas a um conjunto de conteúdos e temas a serem ensinados, aos alunos, na escola. Nesse sentido, é possível afirmar que:
a)
Ambos os autores passaram a considerar que o currículo é o documento mais importante do sistema escolar, uma vez que professores e alunos devem submissão às suas prescrições e orientações metodológicas.
b)
Ambos os autores compreendem que o currículo é uma seleção natural de conteúdos que visa dotar o aluno de conhecimentos científicos e culturais necessários para a vida na sociedade civilizada.
c)
Os autores criaram a ideia de "conhecimentos poderosos". Dessa forma, afirmaram que há certos conhecimentos que são universais, e que todos devem aprender para que possam adquirir sucesso na vida, independentemente de qualquer trajetória social.
d)
Young e Apple apontam que certas pessoas nascem para o pensamento e outras para o movimento. Dessa maneira, buscavam encontrar o lugar de cada criança para que a harmonia se estabelecesse no ambiente escolar.
e)
Os autores questionaram a ideia, até então hegemônica, de que os conhecimentos escolares eram neutros ou desinteressados, e procuraram refletir acerca das relações entre poder, ideologia, economia, saber e as classes dominantes.
Respostas
A respeito do trabalho de Michael Young e Michael Apple e a Nova Sociologia da Educação, podemos afirmar que a alternativa correta é: e) Os autores questionaram a ideia, até então hegemônica, de que os conhecimentos escolares eram neutros ou desinteressados, e procuraram refletir acerca das relações entre poder, ideologia, economia, saber e as classes dominantes.
- e) Correta. Os autores desmistificaram a noção de que os conhecimentos são dotados de neutralidade. Segundo eles, na escola podem ser observadas como se processam as relações de poder, segundo a ideologia das classes dominantes.
Ideologia e Educação
A ideologia é a crença social em um modo de organização, de acordo com a visão das classes mais favorecidas. Durante a Idade Média, por exemplo, a igreja estabelecia que os pecados mais graves deveriam ser penalizados com a morte, já que não era possível salvar as almas entregues às piores tentações da humanidade. Na educação é possível perceber como a ideologia influencia a forma de ensino e aprendizagem, como por exemplo, na exigência de se falar e escrever de acordo com as regras gramaticais.
Saiba mais sobre Sociologia educacional em:
https://brainly.com.br/tarefa/6457892
#SPJ2