Atividade de Revisao da
1. Explique quem eram os astecas, sua formação e sua localização.
mo localizarão
Respostas
Resposta:
Os astecas foram uma civilização pré-colombiana e desenvolveram-se na Mesoamérica. A capital dos astecas era a cidade de Tenochtitlán, conhecida por sua grandeza e localizada onde hoje fica a Cidade do México, capital do México. Os astecas ficaram conhecidos por formarem uma civilização com estilo de vida sofisticado. Foram dominados pelos espanhóis em 1521.
Resumo
Localizavam-se no Vale do México, e sua capital foi construída onde hoje fica a Cidade do México.
Originários dos povos mexicas, estabeleceram-se no Vale do México após avistarem um presságio dos deuses.
Inicialmente, estavam sob a tutela dos tepanecas, mas uma revolta no século XV garantiu a independência dos astecas.
Possuíam uma sociedade hierarquizada com quatro grupos na pirâmide social: o imperador, a nobreza, os homens comuns e os escravos.
Eram politeístas e acreditavam que os sacrifícios humanos eram vitais para o funcionamento do Sol.
Grande parte de seu sustento vinha da agricultura que era próspera por conta das chinampas, ilhas artificias construídas com material orgânico.
Foram conquistados pelos espanhóis liderados por Hernán Cortés em 1521.
Acesse também: Entenda os fatores que contribuíram para a conquista da América pelos espanhóis
Sociedade e política
A sociedade asteca era marcada pela diversidade e hierarquização e, no seu auge, a civilização asteca chegou a ter cerca de 11 milhões de habitantes. Nas regiões conquistadas, os astecas exigiam impostos dos povos sob seu domínio, e esses impostos eram pagos por meio de alimentos, joias e outros utensílios. A cessão de seres humanos como escravos para sacríficos também era aceito pelos astecas como pagamento.
A sociedade asteca possuía o imperador como o topo da pirâmide social. Conhecido como Huey Tlatoani, o imperador asteca era visto como a representação do deus mais importante dos astecas: Tezcatlipoca. Abaixo do imperador estava a nobreza, grupo que possuía cargos na administração do império dos astecas.
O grosso da sociedade era formado pelos homens comuns, um grupo que exercia diferentes funções na sociedade, como a de comerciantes. Existia a possibilidade de mobilidade social para os homens comuns. Por fim, na base da sociedade asteca estavam os escravos que, geralmente, eram criminosos e pessoas endividadas que pagavam suas dívidas por meio de seu trabalho. Na sociedade asteca, os escravos poderiam ter posses e família.
Cultura
Um aspecto importante da cultura asteca era conhecido como teotl, basicamente uma espécie de ligação que existia entre todos os seres do mundo com as forças do mundo espiritual. Os astecas falavam que tudo que existia emanava teotl.
Possuíam um grande conhecimento de astronomia e isso era realizado pelos seus sacerdotes. Esse conhecimento em astronomia permitiu os astecas formularem dois calendários, sendo um utilizado no cotidiano e outro com grande valor religioso. O xiuhpohualli possuía 18 meses de 20 dias com mais 5 dias adicionais (considerados dias de azar). O tonalpohualli, o calendário religioso, possuía 13 meses de 20 anos.
Economia
A economia dos astecas focava-se naquilo que a agricultura fornecia-lhes. O cultivo agrícola dos astecas era muito próspero e isso deve-se, principalmente, à técnica de cultivo conhecida como chinampas. Nessa técnica, os astecas construíam ilhas artificiais nos canais do lago Texcoco, utilizando-se de material orgânico do fundo do lago.
Acesse também: Conheça a história de um dos maiores símbolos do abSolutismo europeu
A civilização asteca desenvolveu-se em uma região que é conhecida como Mesoamérica, localizada na América Central e do Norte. Os astecas, portanto, são conhecidos como povos pré-colombianos e mesoamericanos. A região, mais precisamente falando, na qual instalaram-se é conhecida como Vale do México e fica na região central do México.