• Matéria: Química
  • Autor: marcylenemorais
  • Perguntado 6 anos atrás

O historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012) fez severas críticas ao novo ciclo sistêmico do capitalismo caracterizado pelo fenômeno da circulação global de capitais mais conhecido como globalização. Quais são alguns dos efeitos da globalização nos indivíduos segundo Hobsbawm? Analise as afirmações a seguir. I) Indivíduos egocentrados. II) Indivíduos que se alienam da sua condição de classe. III) O individualismo associal absoluto. É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: claudia370
24

Resposta:

Correta

I,II e III

respondido por: thaisfabro
23

Resposta:

I, II e III

Explicação:

O historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-  2012) afirmava que, com a globalização, surgiu  uma espécie de dessolidarização de classes,  constituída pelo que classificou como “valores de um individualismo associal absoluto”. Com  isso, Hobsbawm (1995) problematizou um novo  ciclo sistêmico do capitalismo, caracterizado pelo fenômeno da circulação global de capital,  de modo a lançar luzes em seus sintomas sociais,  na forma de indivíduos egocentrados.

As novas necessidades de manutenção do frágil  e já consolidado modo de produção moldaram  inéditas relações sociais, em uma espécie de  isolamento em que os indivíduos se alienam da  condição de classe, ou seja, de pertencerem a  grupos de interesses comuns.

O movimento trabalhista teve força quando havia condições de  desenvolvimento, quando sindicatos e partidos podiam levar suas  reivindicações a Estados capazes de fazer concessões. Tudo isso terminou  por conta da transformação nos modelos de produção. Como foram  reduzidos em número, também passou a ser menor a sua ação política.  Há uma diferença também no tipo da população trabalhadora, por causa,  especialmente, dos progressos da educação em massa. Uma das coisas  que eram características do movimento operário no passado era a boa  qualidade de seus líderes, que eram cultivados e mantidos pelos indicatos.

Hoje, os mais inteligentes vão para a universidade sem compromisso de voltar, e viram outras coisas. Podem continuar a ser de esquerda, mas já  não são mais operários. Isso faz diferença (HOBSBAWM, 1995).

Perguntas similares