1. UEL/PR – “O átomo contém um núcleo positivo, muito pequeno e denso, com todos os prótons, que concentra praticamente toda a massa. Os elétrons devem estar distribuídos em algum lugar do volume restante do átomo”. Esta afirmação é devida a: *
5 pontos
Rutherford
Thomson
Dalton.
Böhr
Faraday.
2. (FUVEST-SP-adaptado) Há exatos 100 anos, J. J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado com o a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico, *
5 pontos
o átomo ser indivisível.
os elétrons ocuparem níveis discretos de energia.
a existência de partículas subatômicas (elétrons).
os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo.
o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera.
3. (UA-AM) Em relação à isotopia, isobaria e isotonia, podemos afirmar que: *
5 pontos
isótonos são entidades químicas que possuem o mesmo número de nêutrons.
isóbaros são entidades químicas que possuem o mesmo número de prótons.
são relações que dizem respeito ao núcleo e à eletrosfera do átomo.
são relações que dizem respeito apenas à eletrosfera do átomo.
isótopos são entidades químicas que possuem o mesmo número de massa.
4. (Unisinos –RS) Segundo dados experimentais, o oxigênio do ar que respiramos tem exatos 99,759% de ₈O¹⁶, 0,037% de átomos de ₈O¹⁷ e 0,204% de ₈O¹⁸. Diante desta constatação pode-se afirmar que essas três fórmulas naturais do oxigênio constituem átomos que, entre si, são: *
5 pontos
Isótopos.
Isômeros
Alótropos.
Isóbaros.
Isótonos.
5. (PUC-RS) Um experimento conduzido pela equipe de Rutherford consistiu no bombardeamento de finas lâminas de ouro, para estudo de desvios de partículas alfa. Rutherford pôde observar que a maioria das partículas alfa atravessava a fina lâmina de ouro, uma pequena parcela era desviada de sua trajetória e uma outra pequena parcela era refletida. Rutherford então idealizou um outro modelo atômico, que explicava os resultados obtidos no experimento. Em relação ao modelo de Rutherford, afirma-se que: I. o átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera. II. os elétrons estão situados na superfície de uma esfera de carga positiva. III. o núcleo atômico é extremamente pequeno em relação ao tamanho do átomo. IV. os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares, denominados níveis, com valores determinados de energia. São CORRETAS apenas as afirmações: *
5 pontos
I, II e III
I e II
III e IV
II e IV
I e III
6. (UCS-RS) Isótopos são átomos que apresentam o mesmo número atômico, mas diferentes números de massa. O magnésio possui isótopos de números de massa iguais a 24, 25 e 26. Sabendo que o magnésio apresenta número atômico 12, os isótopos do magnésio possuem números de nêutrons, respectivamente, iguais a: *
5 pontos
8, 8 e 8
24, 25 e 26
12, 13 e 14
1, 12 e 12
16, 17 e 18
Respostas
2.A existência de partículas subatômicas
3. Isótonos são entidades químicas que possuem o mesmo número de nêutrons
4. Isótopos
5. I e III
6. 12, 13, 14
1. A alternativa A é correta, pois foi Rutherford quem afirmou que o átomo contém um núcleo positivo, muito pequeno e denso, acompanhado por elétrons distribuidos no restante do volume do átomo.
Agora, vamos entender porquê as outras alternativas estão incorretas:
- Thomson elaborou o modelo atômico de "pudim de passas", no qual o átomo era uma massa com cargas positivas e negativas incrustadas.
- O modelo atômico de Dalton era o "modelo atômico da bola de bilhar", pois nele o átomo era uma esfera maciça, sólida, indestrutível e indivisível;
- Böhr propôs a organização dos elétrons em camadas de energia alguns anos após a elaboração da teoria de Rutherford.
- Michael Faraday foi um cientista que desempenhou muitos avanços na área de indução eletromagnética, diamagnetismo e eletrólise. Porém, ele não elaborou modelos atômicos.
Assim sendo, afirmação do enunciado condiz com o modelo atômico de Rutherford.
2. A alternativa C é correta. Uma das principais contribuições de Thomson ao modelo atômico é a constatação da existência de partículas subatômicas.
Para encontrar a alternativa correta, precisamos compreender sobre outros modelos atômicos.
- O modelo atômico de Dalton afirmava que o elétron era indivisível.
- A descrição do átomo em níveis de energia é do cientista dinamarquês Niels Böhr.
- A afirmação de que os elétrons giram em órbitas circulares e que o átomo possui um núcleo com carga positiva são atribuições dos cientistas Rutherford e Böhr.
Logo, ao "descobrir o elétron", Thomson modificou o entendimento de que o átomo era uma partícula sólida e indivisível.
3. A alternativa A é correta: os átomos são isótonos quando apresentam o mesmo número de nêutrons em seus núcleos.
Para encontrar a alternativa correta, precisamos compreender:
O que são isóbaros e isótonos?
- Os átomos isótopos possuem o mesmo número de prótons em seus núcleos, portanto, são átomos do mesmo elemento químico.
- Os isóbaros apresentam a mesma massa atômica. Portanto, podem ser átomos de diferentes elementos, a depender do número de prótons e nêutrons de cada um.
O que são as semelhanças atômicas?
- São relações de similaridades estabelecidas entre átomos distintos. Elas podem comparar o número de partículas subatômicas do núcleo ou da eletrosfera, além de compararem a massa atômica dos átomos.
As alternativas C, D e E estão incorretas, pois tratam das semelhanças atômicas de forma incompleta e sugerem que são comparações feitas a respeito de um mesmo átomo. Já a alternativa B é falsa, porque confunde os conceitos de isóbaros e isótopos.
4. A alternativa A é correta, pois o enunciado da questão apresenta vários átomos de oxigênio com diferentes massas, mas com os mesmos números de prótons.
O que são isômeros?
- Os isômeros são substâncias diferentes, com propriedades e, às vezes, até estruturas diferentes. O que define dois átomos como isômeros é o fato de possuírem a mesma fórmula molecular!
O que são alótropos?
- Os alótropos são substâncias diferentes que são formadas pelo mesmo elemento químico, como a grafita e o diamante, que são alótropos do carbono.
O que são isóbaros?
- São átomos que apresentam a mesma massa atômica (soma entre o número de prótons e o número de nêutrons).
O que são isótonos?
- Os isótonos são átomos que possuem a mesma quantidade de nêutrons em seus núcleos.
Assim, esses átomos de oxigênio de diferentes massas possuem o mesmo número de prótons entre si, e, por isso, são isópotos.
5. A alternativa B é correta, pois apenas as afirmativas I e II descrevem o modelo de Rutherford adequadamente.
Para analisar as afirmativas, devemos compreender a forma como Rutherford caracterizou o átomo.
- Para ele, o átomo tinha a maior parte da sua massa concentrada em um pequeno espaço (chamado então de núcleo), onde deveriam existir as cargas positivas. O restante do "espaço vazio" ao redor do núcleo seria ocupado aleatoriamente por partículas subatômicas de natureza negativa, os elétrons, que, para Rutherford, não teriam massas significativas.
- Rutherford não descreveu "regiões específicas" dentro da eletrosfera ocupadas pelos elétrons. Portanto, a afirmativa III é falsa.
- A afirmativa IV é falsa, pois a descrição da eletrosfera em níveis de energia foi feita por Böhr.
Portanto, apenas as alternativas I e II são encontradas na descrição do modelo atômico feita por Rutherford.
6. A alternativa C é correta, pois os isótopos e possuem, respectivamente, 12, 13 e 14 nêutrons.
Como podemos encontrar o número de nêutrons de um átomo?
- Para determinar quantos nêutrons existem no núcleo de um átomo, basta subtrair a massa (A) pelo número de prótons, que é igual ao número atômico (Z). Sendo , e o número de nêutrons do primeiro, segundo e terceiro isótopos respectivamente, teremos:
Aprenda mais sobre modelos atômicos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/37511736
#SPJ3