• Matéria: Saúde
  • Autor: blarysilva9
  • Perguntado 6 anos atrás

1. DESCREVA O PAPEL DESENVOLVIDO POR OSWALDO CRUZ.
2. O QUE TROUXE DE NOVIDADES PARA SAÚDE.
3. CITE SUAS PESQUISAS E DESCOBERTAS.
4.QUAIS LOCAIS OU CIDADES OBTEVE MAIOR DESTAQUE E PORQUE?

Respostas

respondido por: kauaneketlen17
0

Resposta:

01) Seu objetivo principal era o saneamento, centrado no combate a três doenças – a peste bubônica, a febre amarela e a varíola. Para isso, Oswaldo Cruz adotou brigadas contra mosquitos, polícia sanitária, expurgo de residências sem condições sanitárias adequadas, além de demolição dessas habitações. Desenvolveu um plano para combater a varíola, peste bubônica e febre amarela. determinou a vacina ser obrigatória em 1904 que contou com a colaboração de Henrique Figueiredo de Vasconcelos e dos estudantes de medicina, Antônio Cardoso Fontes e Ezequiel Dias.

02)  Oswaldo teve que empreender uma campanha sanitária de combate às principais doenças da capital federal: febre amarela, peste bubônica e varíola. Para isso, adotou métodos como o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos, a captura dos vetores – mosquitos e ratos –, e a desinfecção das moradias em áreas de focos. Utilizando o Instituto Soroterápico Federal como base de apoio técnico-científico, deflagrou campanhas de saneamento e, em poucos meses, a incidência de peste bubônica diminuiu com o extermínio dos ratos, cujas pulgas transmitiam a doença.

Ao combater a febre amarela, na mesma época, Oswaldo Cruz enfrentou vários problemas. Grande parte dos médicos e da população acreditava que a doença se transmitia pelo contato com as roupas, suor, sangue e secreções de doentes. No entanto, Oswaldo Cruz acreditava em uma nova teoria: o transmissor da febre amarela era um mosquito. Assim, suspendeu as desinfecções, método tradicional no combate à moléstia, e implantou medidas sanitárias com brigadas que percorreram casas, jardins, quintais e ruas, para eliminar focos de insetos. Sua atuação provocou violenta reação popular.

03) Foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil, coordenou as campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola, no Rio de Janeiro, organizou os batalhões de "mata-mosquitos", encarregados de eliminar os focos dos insetos transmissores, se encarregou de convencer Rodrigues Alves a decretar a vacinação obrigatória.

04)  Na cidade do Rio de Janeiro porque a cidade era uma das mais sujas do mundo, pois dos boletins sanitários da época se lê que a Saúde Pública em um mês vistoriou 14.772 prédios, extinguiu 2.328 focos de larvas, limpou 2.091 calhas e telhados, 17.744 ralos e 28.200 tinas. Lavou 11.550 caixas automáticas e registos, 3.370 caixas d´água, 173 sarjetas, retirando 6.559 baldes de lixo e dos quintais de casas e terrenos 36 carroças de lixo, gastando 1.901 litros de petróleo (são dados do livro indicado abaixo, de Sales Guerra).

Explicação:

Perguntas similares