Respostas
Resposta:
Podemos dizer que no Brasil, temos 7 diferentes tipos de ecossistemas, são eles: Floresta Amazônica, Caatinga, Campos, Cerrados, Pantanal, Mata Atlântica e Vegetação Litorânea (esta engloba os manguezais e as restingas).
Floresta Amazônica
Essa floresta cobre uma parte de nosso país, mas também vai além dele. Suas principais características são chuvas abundantes e muito frequentes, além de possui uma flora muito exuberante, com uma grande diversidade de espécies como a seringueira, o guaraná e a vitória régia, muito conhecidas como típicas desse local.
Quanto aos animais mais icônicos dessa região, estão o boto, a arara, o peixe-boi e o pirarucu. Ao todo a região possui mais de 1,5 milhão de espécies de animais e vegetais já identificadas por especialistas.
Mata Atlântica
Esse ecossistema foi muito prejudicado pelo desmatamento, originalmente ele cobria 12% do território brasileiro, hoje restam apenas 9% dessa extensão, ou seja, apenas 1% do território nacional.
Diversos rios importantes para nossa economia e para o meio ambiente ficavam nesse ecossistema e acabaram muitos deles sendo poluídos. Sua formação vegetal tem bastante diversidade, apresentando até três tipos de florestas diferentes , mas com algumas coisas em comum.
Ao todo, na Mata Atlântica, estão cerca de 800 espécies de aves, 180 de anfíbios e 131 tipos de mamíferos, sendo que quatro espécies de mico-leão são exclusivas desse ecossistema.
Cerrado
A principal característica do cerrado são suas árvores pequenas e com troncos retorcidos que surgem no meio de uma vegetação rasteira bastante rala. Entre as espécies de vegetação estão o barbatimão, o pau-santo, a gabiroba, o pequizeiro, todos atingindo uma altura máxima de 2,5 metros. Já entre os animais, os mais comuns são os lagartos, a onça pintada, o buriti, o lobo guará e o tamanduá-bandeira.
Caatinga
Durante o verão esse ecossistema possui uma umidade extremamente baixa, portanto as plantas mais comuns por ali são cactos, cajueiros e juazeiros.
Elas possuem modos de armazenar água para esse período de seca, já os animais mais comuns são a ema, o preá, o mocó e o camaleão, este tendem a ficar bem magros durante a seca e voltam ao normal no período de chuvas.
Campos
Essa região é conhecida também como pampa. Sua vegetação é de um tapete herbáceo baixo, chegando até 1 metro de altura, e costuma ser bastante pobre em espécies predominando gramíneas, compostas e leguminosas.
Na atualidade essa vegetação tem sido consumida para o pastoreio sem se preocupar com a reposição, também se costuma a plantar arroz, milho, trigo e soja nessa região.
Pantanal
Essa é uma área de inundação contínua, sendo uma área de transição e por isso possui um grande mosaico de ecossistemas terrestres.
Ele sofreu muita degradação devido ao garimpo de ouro e diamantes, além da caça, da pesca, do turismo e da agropecuária predatória, fora as diversas construções de rodovias e hidrelétricas.
Vegetação Litorânea
Sua biodiversidade de vegetação é muito grande, além de também abrigar uma grande quantidade de animais como crustáceos, peixes e aves.
Os animais mais comuns por ali são a coruja-buraqueira, a Maria-farinha, o besourinho-da-praia e a perereca, além, claro, dos caranguejos que se concentram nos mangues.
Já entre as plantas estão a Sumaré, açucena, bromélias, cactos e nos mangues as muito conhecidas árvores com raízes escoras para se fixarem no chão extremamente lodoso.
Explicação:
Resposta:
Podemos dizer que no Brasil, temos 7 diferentes tipos de ecossistemas, são eles: Floresta Amazônica, Caatinga, Campos, Cerrados, Pantanal, Mata Atlântica e Vegetação Litorânea (esta engloba os manguezais e as restingas).
Explicação:
resposta direta