Respostas
rins são um par de órgãos em forma de feijão. Cada órgão tem aproximadamente o tamanho de um punho. Estão situados na parte de trás do abdómen, junto à parede abdominal, um de cada lado da coluna vertebral. Cada rim recebe sangue através de uma artéria renal, que é uma ramificação da aorta, o tronco principal do sistema circulatório. Cerca de 20% do sangue que sai do coração e que flui através da aorta entra nas artérias renais. O sangue sai dos rins através das veias renais, que drenam para a veia cava inferior. Esta é a grande veia, que recebe o sangue das partes do organismo abaixo do diafragma transportando-o de volta ao coração. A urina produzida pelos rins é recolhida na pélvis renal e transportada pelos ureteres até à bexiga. A bexiga é um saco que actua como reservatório da urina. Após a acumulação de 200-300 ml de urina, a pressão estimula o sistema nervoso, que desencadeia no indivíduo a necessidade de urinar. A capacidade máxima da bexiga é aproximadamente 500 ml. A uretra é uma estrutura tubular, que drena a urina da bexiga para o exterior. A uretra masculina tem 20 cm, ao passo que a feminina tem apenas cerca de 4 cm.
Tai espero ter ajudado
Resposta: É uma proteína que se forma nos túbulos renais e é libertada para o sangue em resposta a uma diminuição do volume intravascular. Quando a pressão arterial nas arteríolas aferentes desce abaixo de um certo nível, actua no aparelho justaglomerular, levando as células a secretar renina para o sangue e o fluido intersticial. A renina actua como catalisador de reacções que transformam um substracto de renina (constituinte normal no sangue) em angiotensina I. A angiotensina I é imediatamente convertida em angiotensina II, por uma enzima chamada “enzima de conversão”. A angiotensinaII estimula a zona glomerulosa do córtex supra-renal para aumentar a sua secreção de aldosterona.
Quando a concentração de oxigénio diminui no sangue,o rim produz eritropoietina (EPO) que vai estimular a medula óssea para produzir eritrócitos. O processo de produção de eritrócitos é denominado eritropoiese. Inicialmente, os eritrócitos formam-se na medula óssea a partir dos hemocitoblastos ou células indiferenciadas (stem cells). Porém, sabe-se que o ritmo de produção aumenta como resultado de uma diminuição do número de eritrócitos, ou em resposta a uma diminuição de concentração de oxigénio no sangue. Qualquer um destes mecanismos actua estimulando os rins a secretar eritropoietina (EPO), que estimula a medula óssea a produzir eritrócitos (eritrócitos).
Explicação:É controlada principalmente pelo mecanismo da renina-angiotensina, em resposta a uma diminuição da pressão na arteríola aferente, normalmente como consequência de uma diminuição do volume intravascular. A renina é uma hormona que participa na regulação da pressão arterial.